Logo

Ensino Técnico

Cursos Técnicos Diurnos

Os cursos técnicos diurnos oferecidos pela ETE FMC possuem duração de três anos e são realizados juntamente com o ensino médio, ou seja, o aluno realiza o ensino médio e ensino técnico ao mesmo tempo, em período integral.

Esses cursos possuem três módulos, sendo que os dois primeiros são básicos para as habilitações oferecidas. O terceiro é específico. Para cursá-lo, o aluno deverá fazer a opção após os módulos básicos. Para o atendimento da opção feita, é considerado o número de vagas de cada curso e o aproveitamento do aluno até o terceiro bimestre dos módulos básicos.

 

As habilitações dos cursos técnicos diurnos são:


Curso Técnico em Eletrônica (Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais)

A Automação Industrial é um conjunto de técnicas baseadas em máquinas e programas com o objetivo de realizar tarefas previamente planejadas pelo homem e de controlar sequências de operações com a mínima intervenção humana, visando maximizar com qualidade, segurança e precisão todo o processo produtivo ou sistema. Entre os dispositivos utilizados na Automação, podemos destacar computadores, controladores lógicos programáveis (PLC), microcontroladores, sistemas digitais de controle distribuído (SDCD), controles computadorizados (CNC), motores, controladores de velocidade, sensores, atuadores, válvulas e diversas redes industriais com e sem fio. Esta ciência busca substituir o homem em atividades desgastantes, estressantes ou de risco.

Áreas de atuação:

Programação - Projetos - Qualidade - Pesquisa - Automação Industrial, Residencial e Comercial.

 

Curso Técnico em Telecomunicações

As novas tecnologias se expandem rapidamente e a área de Telecomunicações é responsável por possibilitar a troca de informações através de meios digitais e eletrônicos, adquirindo importância cada vez maior para o país.

A expansão do acesso à internet e dos telefones móveis faz surgir empresas dedicadas ao planejamento, instalação e manutenção de sistemas de telefonia, comunicação de dados, serviços de celular, TV digital e outros.  As áreas de atuação neste segmento são muito promissoras.

Áreas de atuação:

Fibras ópticas - Radiodifusão - TV Digital - Multiplexação - Antenas - Voip - Satélites - Telefonia Móvel Celular


Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos

Com as últimas descobertas da tecnologia, o homem passou a entender um pouco mais o corpo humano e a criar mecanismos para interagir com essa perfeita e complexa máquina. Com isso, um novo território de possibilidades passou a existir dentro da Eletrônica. Cabe a nós, adaptarmos os conhecimentos e ferramentas ao nosso alcance para atuarmos nesse importante setor, participando do processo de concepção das inovações tecnológicas que serão oferecidas às próximas gerações da humanidade. O Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos tem como objetivo fazer com que os alunos se familiarizem com os equipamentos voltados para o segmento de saúde, tornando-os aptos a prestarem grandes contribuições ao setor.

Áreas de atuação:

Manutenção de equipamentos biomédicos - Atuação em clínicas e indústrias - Utilização de equipamentos voltados ao setor de saúde.