Logo

Formação Integral

Formação Cristã / Atividades


Num universo de tecnologia, onde a eletrônica, a automação, os novos conceitos em biomedicina transitam com grande naturalidade e rapidez...

Num espaço onde respira-se a aplicação do conhecimento científico, através da técnica, do empreendedorismo, da inovação e da pesquisa...

... O trabalho da Formação Cristã busca costurar à teia da formação da competência de futuros profissionais, aspectos imprescindíveis como a consciência, a compassividade e o comprometimento com uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Sendo presença em todos os espaços escolares, desde às salas de aula, atividades extra-classe, departamentos pedagógico e administrativo e nos momentos litúrgico-sacramentais, nosso desejo é tecer, ao final, uma grande colcha, que queremos oferecer ao Senhor de nossas vidas!

Tudo para a maior glória de Deus!


ReflETE

Atividade realizada em dois tempos: com as turmas de 1º Ano e com as turmas de 2º  e 3º Anos.

Os temas são trabalhados na forma de palestras, sendo a prevenção contra drogas tratada com o 1º Ano e a Sexualidade, com os 2º e 3º Anos.

Um ponto importante da ReflETE é a participação conjunta dos pais.

 

RETIRO PARA PROFESSORES E COLABORADORES

Na busca de uma maior coesão entre a Formação Técnica, que é característica da ETE e a Pedagogia Inaciana, que é central numa Escola Jesuíta são oferecidos os Exercícios Espirituais em Etapas e  também Retiros Temáticos.

Para os professores, semestralmente, e Colaboradores, anualmente. Todos estes retiros são realizados, num espaço propício à reflexão, localizado dentro do campus da escola , a Casa de Retiros Nossa Senhora da Paz.

 

VIA SACRA

Trabalho integrado entre o grupo TAETEC (Grupo de Teatro Amador da ETE”FMC”) e a Formação Cristã.

É um evento bem ao gosto da juventude, pois procura trazer a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, bem próxima e inculturada à vida do jovem.

 

SSJETE

Durante três dias, em retiro, o Tríduo Pascal é experimentado por um grupo de jovens desejosos de viver mais profundamente a fé.

Mas, é também, especialmente celebrado, pelos voluntários envolvidos na preparação e execução das atividades (professores, funcionários, antigos alunos, famílias e pessoas da comunidade).

É um momento cuidadoso de observação litúrgica, profundo nas reflexões e lindo na estética dos espaços de celebração.

 

DDCs

Todos os alunos, por turmas, duas vezes ao ano (uma no primeiro e outra no segundo semestre) deixam suas atividades rotineiras e encontram-se na Casa de Retiros Nossa Senhora da Paz, para um dia de convivência.

O DDC, como chamamos, contempla atividades diversas (Celebrações Eucarísticas, reflexões, trabalhos em grupo, dinâmicas, recreação, entre outras.)

Este tempo busca favorecer o conhecimento e a integração dos alunos, fortalecer a Identidade Inaciana, tudo para proporcionar  a nossos alunos, uma formação integral.

Além disso, toda a programação desenvolvida, procura responder às necessidades do setor pedagógico, atuando transversalmente.

No ano de 2015, especialmente, os DDCs de 2º e 3º Anos e 2º Noturno ultrapassaram os muros de nossa escola e imprimiram uma nova marca, muito mais madura e comprometida.

Através de uma parceria entre a Rede Municipal de Ensino e a ETE”FMC”,  nossos alunos e crianças, alunas do 4º e 5º Anos destas escolas, de maneira simples, vivenciaram o “ser para os demais”.

Nossos alunos tiveram suas vidas marcadas por estes parceiros - mirins e viram crescer a responsabilidade de se tornarem modelo e exemplo inspirador para estas crianças.

Os encontros do 1º semestre aconteceram, inicialmente, com a visita destas turmas (uma por vez) à  ETE.

Já, no 2º semestre, nossos alunos é que visitaram suas respectivas turmas – parceiras, lá nas suas respectivas Escolas.

Quanto aos alunos do 2º Noturno, partilharam suas vidas com Homens e Mulheres em situação de rua, intensificando em todos o respeito, a capacidade de ouvir e a terna compaixão.

Este DDC teve a parceria da Associação Emanuel que, abrindo, suas portas, nos permitiu aprender e partilhar.

 

SolidariETE

Já na sua 25ª edição, a SolidariETE é uma das oportunidades que nossos alunos têm de viver, em comunidade, a solidariedade.

As séries, funcionários, professores e famílias se mobilizam para buscar doações que serão revertidas para o Asilo e o Hospital da cidade.

Na ocasião da entrega das doações, um rico momento de convivência com os idosos cria oportunidade de conversa, escuta, muito riso, boa música e até de pequenos serviços como manicure e ajuda na entrega de lanches.

 

GVX

Buscando aprofundar a experiência pessoal e comunitária da fé, à luz da Espiritualidade Inaciana, jovens alunos(as) e antigos alunos(as) se reúnem semanalmente, às quartas-feiras, para o GVX. Grupo que, ano após ano, vem criando laços duradouros entre os participantes e formando lideranças  inacianas que, muito freqüentemente, se integram, voluntariamente, às atividades realizadas pela Formação Cristã.

 

Jornada Inaciana

Para intensificar a formação e crescimento de nossos alunos na Espiritualidade Inaciana, anualmente,  realizamos esta atividade.                                   Prevista para um final de semana, a Jornada Inaciana busca reproduzir o caminho do jovem Inácio de Loyola. Através do conhecimento e da  partilha das Experiências Inacianas Fundamentais (Discernimento, Jesus Cristo, Pobreza, Apostolado e Comunidade),  a Jornada oferece ao jovem a oportunidade de discernir o sentido da própria vida.

 

FÓRUM INACIANO

Semestralmente, lideranças de turma (do Pedagógico e da Formação Cristã), alunos, funcionários, professores, interessados da comunidade, reúnem-se para refletir sobre um tema previamente escolhido, em consonância com o tema gerador daquele ano.

O Fórum pode se dar na forma de palestra, relato de experiências, vídeo, mesas redondas, que sempre culminam na partilha de idéias e experiências.

O objetivo deste momento é permitir a formação integral do jovem e de lideranças inacianas, que possam se engajar em suas comunidades, como forças cristãs integradoras, conscientes e comprometidas, com uma sociedade mais justa e fraterna.

 

Celebrações Eucarísticas

Com o objetivo de criar Comunidade Cristã, todos os dias, às 7 horas, a Eucaristia é celebrada em nossa Capela Maria Mãe da Companhia.

Aberta à  participação da comunidade escolar e da Paróquia,  juntam-se às intenções da Igreja, nominalmente, as intenções  dos alunos, professores e colaboradores, que são aniversariantes daquele dia.

E também aos domingos, para favorecer, especialmente, aos estudantes,  que visitam suas famílias no final de semana, nossa celebração acontece às 20 horas contando também com a participação da comunidade local.

 

Catequese

Para oferecer conhecimento cristão e pertença católica, a Formação Cristã, em consonância com as Diretrizes da Arquidiocese de Pouso Alegre, oferece, semanalmente,  encontros de formação para os sacramentos da Iniciação Cristã  para alunos e pessoas da comunidade local que queiram receber os Sacramentos.

 

Tarde de Oração dos Pais pelos filhos

Buscando promover a integração família e escola, no ano de 2015, introduzimos  uma  tarde de oração dos pais pelos filhos.  Através da oração, do  silêncio e reflexão, descobrimos que este é um especial momento de participação da família que muito poderá estreitar os laços desta parceria tão importante e necessária para o crescimento de nossos alunos.