Logo
Busque por notícias em:
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • Alunos da ETE vencem desafio maker do Colégio Santo Inácio

    Uma equipe de alunos da ETE FMC venceu a maratona de programação Hackathon que aconteceu durante o Fórum de Educação Maker, promovido pelo Colégio Santo Inácio/RJ, também integrante da Rede Jesuíta de Educação.

    O evento, realizado no dia 23 de setembro, enfatizou o movimento maker – uma proposta que valoriza a criação individual ou coletiva, o famoso “faça você mesmo” e contou com a participação de jovens que se destacam nesse cenário: Carla Teixeira Barcellos (Família Maker), Ana Carolina da Hora (Olabi) e João Gabriel Santos.

    Os quatro alunos que representaram a ETE FMC foram desafiados a desenvolver uma máquina de reação em cadeia, conhecida como Rube Goldberg, que propõe a execução de uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, utilizando uma reação em cadeia. “Precisávamos fazer 5 etapas de reação em cadeia para cumprir com o objetivo final do desafio. As outras equipes fizeram, em média, 7 e nós conseguimos desenvolver 13 etapas”, explica o estudante Samuel de Oliveira Nascimento. 

    Em seguida, a equipe realizou uma apresentação da máquina para os jurados, utilizando um software de realidade virtual. “Foi muito proveitoso participar desse evento, ainda não tínhamos feito nada parecido. Mais uma nova experiência!”, finaliza Samuel.

    O evento possibilitou, aos 10 colégios participantes, discussões, trocas de experiências e análises de tendências e seus impactos na educação. Na ocasião, o prof. Eduardo Abranches, coordenador dos cursos técnicos ministrou uma palestra sobre Internet of Things (IoT, do inglês, Internet das Coisas) e demonstrou algumas aplicações residenciais implementadas com essa tecnologia.