Logo
Busque por notícias em:
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • Ser para os demais

    Hospital Antonio Moreira da Costa, APAE e Asilo Municipal foram as instituições que receberam os alunos do curso técnico em Equipamentos Biomédicos. As visitas técnicas, que ocorreram em março, integram a programação da disciplina Equipamentos Médicos Hospitalares, ministrada pelo professor Felipe Bueno Vilela.

    “As visitas fazem parte de uma iniciativa que estimula os estudantes a desenvolver projetos que produzam um impacto social relevante, tendo como alvos principais essas instituições. Ao desenvolver seus protótipos para a PROJETE [Feira de Projetos Tecnológicos realizada em outubro] os alunos estarão focados em casos reais dessas pessoas e instituições”, explica o professor.

    Segundo Filipe, a disciplina realiza uma pesquisa de campo, colocando como meta a resolução de problemas e o levantamento de hipóteses, antes da iniciação do protótipo. Assim, as visitas são uma ferramenta essencial para que os estudantes possam aperfeiçoar seus objetivos de criação

    A primeira visita foi realizada no Hospital Antonio Moreira da Costa (03/03). O gerente clínico, William Rodrigues, acompanhou a turma e mostrou os desafios que o hospital tem enfrentado em alguns setores, como no descarte de materiais e lavanderia A partir dessas informações, algumas equipes estão concebendo ideias para gerenciamento automatizado de resíduo hospitalar, por exemplo.

    Na APAE, a visita foi conduzida pela diretora da instituição, Rita Helena Rezek (24/03). Ela explicou aos estudantes as oportunidades de melhoria na alfabetização interativa de alunos com autismo e nos sistemas de fisioterapia. “Surgiram ideias para integrar jogos digitais às ferramentas educacionais e aos procedimentos fisioterápicos”, conta Filipe.

    Por fim, a turma conheceu o Asilo (26/03), onde foram recebidos pela coordenadora, Irmã Maria Vanda Resende Montti e pelo presidente da instituição, Antônio Carlos Vilela de Almeida. Os alunos tiveram acesso às principais áreas como farmácia, sala de fisioterapia e dormitórios. Eles colheram relatos diversos de profissionais sobre a rotina de trabalho dentro da instituição.

    Para o aluno Wesley Gonçalves Fernandes a oportunidade foi incentivadora: “essas visitas nos fazem refletir e pensar que podemos criar projetos que realmente possam estar no dia a dias dessas pessoas, melhorando a qualidade de vida”.

    As visitas técnicas contemplam a formação integral ao colocar em prática o ideal de “ser para os demais”, de Santo Inácio. Além da aplicação prática dos conteúdos acadêmicos, esse tipo de atividade permite aos alunos agregarem valores pessoais e estarem motivados para exercer a cidadania através da profissão.