I Congresso da Rede Jesuíta de Educação

09/10/2019

I Congresso da Rede Jesuíta de Educação e o VI Congresso Inaciano de Educação foi realizado no Colégio São Luís, em São Paulo, entre os dias 02 e 05 de outubro, com o tema "Educação para a Cidadania Global".

Palestras, oficinas e mesas redondas estiveram envolvidas nos quatro dias de programação. Com mais de 300 pessoas, o evento foi composto por diretores, coordenadores, educadores e estudantes das Unidades da Rede Jesuíta de Educação.Representaram a ETE os professores João Carlos de Oliveira Junior - Taero (Artes e Teatro), Susana Bianca de Andrade (Língua Portuguesa), Zorilda Alves de Sá (Língua Portuguesa), Gabriela Cardoso de Faria (Língua Portuguesa), Márcia Faria Salomão (Língua Portuguesa / Produção de Textos), José Eduardo Gonçalves (Inglês), a Coordenadora de Formação Cristã, Carmem Lucia Pereira dos Santos, a Orientadora Educacional, Adriana Erlinda Nolasco Ynoguti e as alunas do Ensino Médio, Letícia Andare Beraldo e Maria Eduarda Prestes Dias.

Durante o congresso, Prof. Susana ministrou a oficina "Stop Motion como recurso pedagógico: aprendizagem lúdica e ativa", com a colaboração das professoras Gabriela e Zorilda. O objetivo da oficina foi apresentar um pouco da realidade da ETE e das atividades realizadas na instituição para profissionais e alunos de outras escolas da Rede. “Conseguimos mostrar como o Stop Motion pode ser uma ferramenta interessante em diferentes conteúdos e ir ao encontro da formação integral do estudante, já que, na proposta apresentada, mobiliza-se a dimensão cognitiva, a socioemocional e a espiritual-religiosa”. E destaca: “Posso dizer que participar do congresso  foi incrível. Trocar experiências com outros profissionais da RJE me fez perceber que nós, na ETE, estamos no caminho certo, mas também me fez notar que há uma infinidade de caminhos que podemos explorar sempre em prol da formação de cidadãos globais”.

Prof. João Taero ressalta a importância de estabelecer conexões em Rede. “Foi uma satisfação muito grande em ver que, mesmo geograficamente isolados, nós trabalhamos com as mesmas práticas e objetivos. Foi uma experiência riquíssima, porque em 2016 nos reunimos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, para lançamento do PEC (Projeto Educativo Comum) e agora, nos reencontramos, depois desses três anos, e estabelecemos conexões mais profundas. Saber o que o outro faz e partilhar experiências foi muito motivador e recompensador”.

Já estudante Letícia Andare, do 1º ano do Ensino Médio, define sua participação no Congresso como uma experiência enriquecedora. “Pude absorver vários conhecimentos, além da oportunidade de conhecer melhor a Rede Jesuíta de Educação e seus objetivos, principalmente a educação para cidadania global”.

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.