Logo
Busque por notícias em:
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • Tempo de Páscoa

    A ETE FMC, enquanto instituição que valoriza os valores cristãos, realiza atividades de preparação para o período da Páscoa.  As celebrações contaram com a participação dos jovens vocacionados do Plano de Candidatos da Companhia de Jesus, que faziam uma etapa de sua formação na Casa Nossa Senhora da Paz.

    No início da quaresma, cerca de 60 estudantes participaram do Reconciliar Jovem, “um momento penitencial e reflexivo para uma boa confissão, e de preparação para a vivência do tempo pascal”, explica Anatália Duarte, coordenadora de Formação Cristã.

    O Reconciliar Jovem foi conduzido pelo Padre Roberto Barros Dias, SJ, e pelo Irmão Ubiratan de Oliveira Costa, SJ, coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). Para refletir sobre o pecado e a misericórdia de Deus, o tema foi “O Filho Pródigo”, conduzido através da oração ao estilo Taizé (uma oração em ambiente tranquilo, com mantras que são usados para rezar através da música).

    Os alunos também participaram da Via Sacra nos moldes tradicionais. Segundo a coordenadora de Formação Cristã, houve experiências contextualizadas com o lema da Campanha da Fraternidade 2017: “Cultivar e guardar a criação”. “A via sacra caminhada foi muito significativa. Rezar caminhando é entender os passos de Jesus”, destaca Anatália.

    Durante o Tempo da Quaresma, os estudantes têm se preparado para a Páscoa através da Pausa Inaciana: um momento de oração que acontece diariamente no início da primeira aula.

    No domingo que antecede a Páscoa, a comunidade escolar participou da Missa de Ramos, realizada na Capela da ETE FMC, abrindo as celebrações da Semana Santa. De 13 a 15 de abril, mais de 40 estudantes irão vivenciar a experiência da Semana Santa Jovem (SSJ) – um retiro espiritual, no qual são rememoradas a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo – uma ação aplicada diretamente a juventude para promover a formação humana e o crescimento espiritual.

    Em um ambiente onde se respira ciência, empreendedorismo e inovação, a Formação Cristã subsidia a preparação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com uma sociedade mais justa e mais fraterna.