Logo

Busque por notícias em:
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • Jovens realizam etapa de Plano de Candidatos à Companhia de Jesus na ETE FMC

    O Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil é uma fase muito importante no processo de ingresso na Companhia de Jesus. Uma dessas fases foi realizada entre os dias 13 de fevereiro e 15 de março, na Casa de Retiro Nossa Senhora da Paz, na Escola Técnica de Eletrônica.

    Vinte e seis jovens e adultos, vindos de diversas partes do Brasil, com idade entre 18 e 40 anos, realizaram as atividades coordenadas pelo Irmão Ubiratan de Oliveira Costa, conhecido como Bira, que explica a proposta da Companhia de Jesus para o acompanhamento com os vocacionados: “São três etapas de convivência durante o ano, duas delas são realizadas na ETE. A proposta é que a gente tenha uma integração para conhecermos melhor uns aos outros, e também, de aprofundar na espiritualidade inaciana. São momentos de oração, reflexão, formação, atividades esportivas, experiências de vida comunitária e religiosa, além de partilhar a vida comum”.

    Como serviço à comunidade local, foi firmada uma parceria com a paróquia. Todos finais de semanas, divididos em duplas, os jovens vocacionados realizavam trabalhos voluntários.  Eles foram enviados as comunidades rurais, onde passavam todo final de semana em diversas atividades como visitas aos enfermos, acompanhando catequese, grupos de jovens, entre outros trabalhos de pastoral.  “Acompanhar o povo de Deus e se inserir no meio é essencial se existe um desejo de entrar para Companhia de Jesus,” explica Ir. Bira.

    O Plano de Candidatos está dentro do programa Magis Brasil, que é o trabalho com juventude e vocações e tem o intuito de fazer com que o jovem pense sua atuação futura. As atividades auxiliam o jovem a fazer um projeto de vida e, segundo Ir. Bira “neste projeto pode ser contemplada a vida religiosa na Companhia de Jesus, então oferecemos várias atividades que ajudam o jovem a pensar e questionar sua vida e o que vem depois. Mas também pode ser no matrimonio ou como leigo engajado, ou seja, orienta o jovem a encontrar seu caminho e ser feliz”.


    Visita do provincial

    No dia 12 de março, segunda-feira, o Provincial Pe. João Renato Eidt, SJ, em visita canônica à instituição, teve um momento especial com os jovens do Plano de Candidatos ao Noviciado e a falou mais sobre a Companhia de Jesus.

    “No encontro conversamos sobre o que esperamos deles e o que eles podem esperar da Companhia. E, certamente, este contato é importante para os dois lados, para conhecerem a formação da Companhia de Jesus e de nós os conhecê-los, para ver, se há de fato, a integração para caminharmos juntos. Conversamos sobre perspectivas, horizontes, possibilidades e também os desafios, as fragilidades e porque estamos abertos a receber jovens na Companhia de Jesus”, conta Pe. João Renato, SJ”.

    O Provincial, Pe. João Renato Eidt com o Pe. João Roberson, diretor de Formação Cristã da ETE