Alunos encenam Júri de Dom Casmurro

28/11/2018

A poucos dias para encerrar o ano letivo, a professora de Língua Portuguesa, Márcia Faria de Salomão, propôs uma atividade diferente: os alunos simularam o julgamento sobre a traição de Capitolina Santiago, uma questão polêmica do livro Dom Casmurro, uma das obras mais famosas de Machado de Assis.

Cada turma do 2º ano Médio Técnico realizou um júri popular, no salão de provas. Com trajes específicos para a simulação do tribunal. Os estudantes se dividiram em juiz, jurados, advogados de defesa e acusação e testemunhas.

“Durante os estudos do Realismo, no Brasil, propus aos alunos que fizessem a leitura do livro Dom Casmurro. O enigma da personagem viralizou entre os jovens. Assim começaram as discussões sobre a “suposta” traição”, explica a professora.

Os estudantes aprovaram a atividade. “Tivemos que reler para entender a história e descobrimos pontos diferentes”, conta Cecília Rayane Oliveira. “Foi um momento que conseguimos nos expressar sobre o livro, com nossa opinião”, completa Robert Willian dos Reis.

A aluna Lívia Ribeiro Lima participou da defesa. “Fui me preparando para o júri enquanto lia o livro e buscando informações extras. Pesquisei argumentos que poderiam ser usados em defesa de Capitu”.

“Foi uma atividade incrível. Cada turma trabalhou com situações e detalhes diferentes. Queremos alunos envolvidos e questionadores, que não se acomodem com resumos de internet e opiniões vagas, mas que saibam argumentar”, finaliza Márcia.

 

 

 

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.