Logo
Busque por notícias em:
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • Pense verde. Pense ETE.

    Vivemos a era da comunicação. Somos constantemente bombardeados por informações vindas de todos os canais. As manchetes acima evidenciam uma preocupação ainda maior: a atual fragilidade de nosso ecossistema.

    Atentos a esta questão, o ano letivo de 2017 na ETE FMC será guiado pela sustentabilidade. Sob o lema Pense verde. Pense ETE., as diversas atividades desenvolvidas pela Escola confluirão para  “uma apreciação mais profunda da nossa aliança com a criação” (CG 35, D 3)*.

    Para isso, uma nova disciplina foi criada. Trata-se das Atividades Práticas Programadas. Esta disciplina, aplicada aos três anos, será dividida em módulos e contemplará: coleta seletiva e clima; compostagem e tratamento e resíduos; geração alternativa de energia; entre outros temas.

    O projeto Horta Comunitária, além de proporcionar a produção de alimento, será responsável por agregar outras duas iniciativas: o minhocário e a compostagem. A partir da compostagem será possível o aproveitamento de resíduos orgânicos como adubo natural; o minhocário, por sua vez, enriquecerá a terra utilizada na horta; e esta produzirá alimentos destinados ao programa Bolsa Alimentação.

    O uso de copos descartáveis também será extinto do cotidiano da ETE FMC. Em substituição a eles, foram adotadas canecas de fibra de coco. Além disso, o uso consciente das impressoras e a reutilização de papel são estimulados em todos os departamentos.

    O maior desses projetos é a construção de uma miniusina fotovoltaica. Como afirma a 35ª Congregação Geral, parte da missão da Companhia de Jesus consiste em responder aos desafios ecológicos e socioambientais do mundo atual. Pensando nisso, decidiu-se, em 2016, instalar uma miniusina de geração de energia fotovoltaica na ETE FMC. A obra ocupará uma área de mais de 14 mil m², sendo composta por quase 4 mil painéis solares capazes de gerar 1MW de energia – o suficiente para alimentar as obras jesuítas em todo o estado de Minas Gerias. Com isso, diminui-se a emissão anual de 582 de toneladas de dióxido de carbono.

    Junte-se a nós nessa iniciativa!

     

    *Documento 3 da 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus.