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  • ETE FMC cria disciplina de conteúdo transversal

    Atividades Práticas Programadas (APP) constitui uma nova disciplina que foi incluída na grade curricular no ano de 2017.  O projeto piloto, desenvolvido exclusivamente para  fortalecer a formação integral proposta pela pedagogia inaciana  na instituição, é aplicado em todas as turmas do curso médio concomitante.

    Esta nova disciplina está em consonância com o PEC - Projeto Educativo Comum, implantado em todos os colégios da Rede Jesuíta de Educação. A configuração dessa disciplina permite extrapolar tempos e espaços da sala de aula de forma dinâmica, abordando temas diversos atualizados anualmente.

    As aulas de APP são interativas, exploram debates, atividades práticas e pesquisas; também abordados em projetos interdisciplinares, propondo diferentes temas como empreendedorismo, ética empresarial, tecnologias da comunicação, metodologia científica e sustentabilidade nesse ano letivo. “A exploração desses temas de forma interdisciplinar, sintoniza a teoria com a prática, além de valorizar a pesquisa”, explica a professora Caroline Almeida, Coordenadora do Ensino Médio.

    Ainda de acordo com a Coordenadora, todo o conteúdo é ministrado de forma diferenciada Com isso, facilita-se o aprendizado, promovendo a motivação e o interesse por parte do aluno.

    A Coordenadora de Formação Cristã, Anatália Duarte Lopes, explica que a primeira atividade prática está sendo a construção de uma horta orgânica, desde o processo da semeação até a colheita. “A horta está em fase de implementação. Já passou pelo processo de exame de solo, os canteiros estão sendo construídos e os alunos, supervisionados pelos professores, fazem o plantio de sementes.”  E continua: “um dos objetivos da horta é auxiliar no sistema Bolsa Alimentação da Escola, um projeto que teve início em 2011, pela Associação de Antigos Alunos (ASIA), e busca oferecer auxílio para uma alimentação adequada a estudantes carentes.”

    A implementação da disciplina Atividades Práticas Programadas, associada a outras ações incentivadas pelo PEC, reforçam a proposta jesuítica, de respeito aos valores humanos e da criação, considerando a diversidade sociocultural e ambiental. “Vamos além da sala de aula, o que permite uma nova forma de estruturar a formação de homens e mulheres conscientes, competentes, comprometidos e compassivos”, finaliza a professora Caroline.