Alunos do 1º ano do Ensino Médio inauguram jornal

31/10/2019

Pelas alunas Camila Oliveira e Lavínia Silvério

Estudantes da turma 11 EM-M iniciaram o projeto piloto “Nosso Jornal” no mês de agosto na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) e, desde então, diversas atividades foram realizadas. A primeira delas foi a escolha dos grupos para a divisão dos temas que são: notícias gerais, científicas, criminais, sensacionalistas (fake news) e esportivas. Todas as atividades envolviam um trabalho em equipe e tomadas de decisões, desde o roteiro até a escolha do nome do jornal, que após uma votação, foi nomeado ManchETE. 

Este projeto foi inaugurado neste ano, mas há o objetivo de mantê-lo nos anos seguintes levando o ManchETE para toda comunidade escolar. Como o gênero notícia fazia parte de um dos capítulos da apostila de produção de texto, a professora de Língua Portuguesa, Gabriela Faria, apresentou aos discentes, de forma criativa, uma maneira de ensinar o gênero e estabelecer as diferenças entre uma notícia escrita e uma televisiva.

A professora disse que a ideia do projeto veio a partir da proposta de currículo integral que existe na ETE. “Com o currículo integral o aluno é avaliado não apenas pelo o viés cognitivo, mas também pelo emocional e o espiritual religioso”, disse a professora. “O projeto “Nosso Jornal” fez com que os alunos considerassem a opinião do outro, pudessem entrar em um acordo mútuo, observassem elementos externos relacionados à comunidade e a maneira como isso poderia ser noticiado, fazendo com que os discentes ultrapassarem a barreira conteudista de uma aprendizagem unicamente cognitiva”, afirmou a professora Gabriela.

Clique aqui e acesse o jornal produzido pelos alunos.

 

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600