Logo
  • darkblurbg
SOBRE A FEIRA
PROGRAMAÇÃO
REVISTA
FOTOS
FEIRAS ANTERIORES

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a criação de novas empresas, a ETE FMC realiza anualmente, no mês de outubro, a PROJETE - Feira de Projetos Tecnológicos. Nela, são expostos trabalhos de diversas áreas da automação, biomédica e telecomunicações, voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes.

Hoje, através da PROJETE, a ETE busca empreender a melhor forma de integração escola-empresa, num esforço educativo de contextualização da educação profissional.

A primeira PROJETE aconteceu no ano de 1981, porém foi idealizada em 1979. Esta edição da feira foi realizada somente dentro do restaurante da ETE, utilizando apenas de tábuas como mesas para os alunos demonstrarem seus trabalhos. Foram apresentados cerca de 35 trabalhos de alunos que se encontravam muito entusiasmados com a novidade. Somente em 1998 foram instituídos os estandes para a feira.

Atualmente, cerca de 800 alunos dos cursos técnico diurno, noturno e Ensino Médio Regular, se esforçam, pesquisam e desenvolvem cerca de 200 projetos, todos os anos.

Em 2015, pelo 12º ano consecutivo, os melhores projetos da feira foram selecionados para participar da FEBRACE, maior Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Em edições anteriores, os alunos conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações.

Dentro dessa metodologia, vale ressaltar ainda o incentivo ao empreendedorismo, que amplia a visão do aluno e desenvolve não apenas as competências, habilidades e conhecimentos técnicos requeridos pela carreira acadêmica ou profissional. Mas ensina a pensar fora da caixa e a utilizar os recursos disponíveis para fazer sempre mais e melhor, formando homens e mulheres conscientes de seus deveres e ativos na sociedade.

A Revista de Artigos Científicos da PROJETE reúne trabalhos selecionados por seus coordenadores, a partir da apresentação realizada durante a feira. 

O objetivo é fomentar a pesquisa científica de nível técnico, além de criar um registro permanente que fique à disposição da comunidade acadêmica e de diversos profissionais. 

 

Apresentação

A PROJETE – Feira de Projetos Tecnológicos – é um evento realizado pela ETE FMC desde 1981. Através de pesquisas-ação, nossos estudantes constroem soluções práticas que auxiliam no avanço dos diversos âmbitos sociais. Em sua 36ª edição, a PROJETE alcançou a marca de 138 projetos expostos.

A Revista de Artigos Científicos da PROJETE traz dez artigos científicos apresentados por alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico durante o evento. Os conteúdos dos textos publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

 

Corpo Editorial

Ana Letícia Gomes Gonçalves

Carlos Antônio Garcêz Mury

Fábio Carli Rodrigues Teixeira 

João Taero

Lourdes Bernadete Costa

Márcia Faria Salomão 

Maria Virgínia Iemini Costa

Marília Martins Bontempo

Zorilda Alves de Sá

 

Normas para publicação de artigos

O artigo deverá obedecer às normas do IEEE e deve possuir os seguintes requisitos:

a) título centralizado, negrito, itálico, fonte Times New Roman, 20pt;

b) conter um resumo  (máximo 130 palavras);

c) três palavras chave;

d) possuir até 10 laudas em folha A4;

e) fonte Times New Roman; corpo 10;

f) alinhamento justificado;

g) duas colunas;

h) espaçamento entre linhas simples; 

i) margens: superior 2cm, esquerda e direita 1,3cm e inferior 4cm;

j) citações e referências devem trazer numeração única e progressiva;

k) não numerar as páginas.

 

Contatos

E-mail: ete@etefmc.com.br 

Endereço: Av. Sinhá Moreira, 350 | Centro | 37540-000 | Santa Rita do Sapucaí/MG

 

Edição Atual

Revista de Artigos Científicos (2016)