Logo

Seja um parceiro
Onde Atuamos
Quem Somos
HOME

Usina Solar Padre Furusawa

Como atenta o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, promulgado em março de 2016, trata-se de “uma questão de articulação entre fé e justiça e de opção pelos pobres, a inclusão das questões que envolvem a sustentabilidade ambiental do planeta”. 

Pensando nisso, a diretoria da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), uma das mantenedoras da Província dos Jesuítas do Brasil, colocou em prática uma de suas ideias, a construção da Usina Fotovoltaica Padre Furusawa, inaugurada no Campus da ETE FMC em 23 de junho de 2018.

A ação busca incentivar o cuidado e a sustentabilidade, meios essenciais para a criação de condições favoráveis à sobrevivência do planeta e ao seu desenvolvimento no presente e no futuro.

A tecnologia funciona com a energia recebida do Sol, que é captada por painéis com células fotovoltaicas e pode ser usada de modo direto ou indiretamente para a geração de energia elétrica. Esse tipo de energia recebe o nome de limpa ou renovável, produzidas a partir de fontes que oferecem impacto sobre a natureza muito menor e que não interferem na contaminação em nível global do meio ambiente.

Além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, a redução de gastos em energia elétrica comum também proporcionará mais recursos para a missão da Companhia de Jesus do Brasil, sejam elas voltadas à educação como para ações sociais.

DADOS DO EMPREENDIMENTO

• 15 MIL M²;
• 4.200 PAINÉIS SOLARES;
• POTÊNCIA DE 1,113MWP / 1,5 GWH/ANO;
• REDUÇÃO DA EMISSÃO DE 582 TONELADAS DE CO2/ANO;
• EQUIVALENTE AO PLANTIO DE 5 MIL ÁRVORES;
• EQUIVALENTE À DEMANDA DIÁRIA DE 860 CASAS (MÉDIA BRASILEIRA);
• ABASTECIMENTO DOS COLÉGIOS DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO DE MG.