Natural de Santa Rita do Sapucaí era filha do Coronel de Francisco Moreira da Costa, líder político, e sobrinha de Delfim Moreira, Presidente da República. Mulher visionária e sonhadora, apaixonou-se por sua terra e sua gente simples e trabalhadora.

Foi construtora de ruas, casas e escolas na sua pequena cidade no interior de Minas. Sonhou o crescimento dos jovens com a educação e a promoção profissional. Reservava grande parte de seu coração para os doentes e os pobres. Sua generosidade propiciou estudos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para os jovens esperançosos de sua terra.

No final da vida, vislumbrava um futuro diferente para os jovens, sabendo que, uma escola técnica abriria para eles novos caminhos e direcionaria sua cidade para o desenvolvimento. Aconselhada por professores do ITA, de São José dos Campos, lançou as bases da Escola Técnica de Eletrônica que leva o nome de seu pai. Obra pioneira na América Latina. Contou com o auxílio dos tradicionais educadores, os jesuítas, e não foram poucos os sacrifícios e dificuldades que não abalaram a fé e a determinação desta mulher de fibra.

Sinhá veio a falecer em 1963. Assim foram 55 anos de uma vida de amor, que se fez de doação e dedicação a sua terra e seu povo.

A memória de Sinhá Moreira deve permanecer entre nós para inspirar os que trabalham nas suas escolas, os que dedicam sua vida e talento ao crescimento dessa cidade. Sinhá nos ensina que a verdadeira riqueza só pode nascer do trabalho. Ela mostra que a felicidade não é estar na posse egoísta dos bens, mas na doação, na partilha e na amizade.

"Os pobres me ensinaram as grandes lições da vida", dizia Sinhá Moreira em seu testamento. Como diz a Sagrada Escritura, há pessoas que ainda nos falam depois de mortas. Mas, para isso, devem viver na memória do coração pelas suas lições de vida.

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.