O curso de Equipamentos Biomédicos é o resultado da união de dois grandes polos do conhecimento: o emprego da tecnologia e o entendimento de sistemas biológicos. Dessa forma, o aluno que imerge dentro desse mundo, será capacitado a olhar sobre as perspectivas muito específicas do corpo humano e de ambientes de saúde para conceberem diversos projetos. Aqui, os alunos criam dispositivos vestíveis, que são aqueles que se acoplam à pessoa para realizar leituras de sinais biomédicos, bem como elaboram robôs e dispositivos mecânicos para auxiliar o paciente. Assim também, os futuros técnicos em tecnologias médicas criam jogos que auxiliam no tratamento de pessoas e circuitos que permitem fazer um "checkup" nos equipamentos eletromédicos, para avaliar se estão operando bem ou algo precisa ser ajustado. E por esse caminho, eles aprendem sobre como criar softwares dedicados à saúde, como reavivar equipamentos danificados, desenvolver sistemas sensoriados para leitura de material biológico, normas aplicadas a ambientes hospitalares, entre outras vertentes.
Todo esse desenvolvimento tecnológico tem como base o entendimento da fisiologia e anatomia humanas. Afinal, sem conhecer os pormenores biológicos que orquestram os seres humanos, tudo o que foi citado acima é apenas um apanhado eletrônico desarmônico que pode não ter o efeito esperado ou até mesmo gerar algum dano. Dessa forma, para complementar a formação dos alunos, eles passam a ter contato direto com pacientes, especialistas e ambientes de saúde - inclusive, algumas aulas acontecem dentro do hospital municipal. Logo, o técnico em Equipamentos Biomédicos tem ampla competência tanto para executar missões que envolvam a eletrônica em geral, como para áreas onde o conhecimento específico é fundamental, como em clínicas, laboratórios, hospitais e centros de saúde.
Áreas de atuação: Indústria de equipamentos eletrônicos em geral e eletromédicos - Fábricas de softwares - Centros de pesquisa e validação científica - Startups para desenvolvimento de projetos tecnológicos em geral e específicos à área biológica - Hospitais e ambientes de saúde - Sistemas de qualidade (notoriamente àqueles relacionados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - Treinamento de pacientes e especialistas sobre a utilização e manutenção de dispositivos médicos - Suporte a serviços de venda e pós-venda.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.