DADOS DO EMPREENDIMENTO
• 15 MIL m²;
• 4.200 PAINÉIS SOLARES;
• POTÊNCIA DE 1,113MWp / 1,5 GWh/ANO;
• REDUÇÃO DA EMISSÃO DE 582 TONELADAS DE CO2/ANO;
• EQUIVALENTE AO PLANTIO DE 5 MIL ÁRVORES;
• EQUIVALENTE À DEMANDA DIÁRIA DE 860 CASAS (MÉDIA BRASILEIRA);
• ABASTECIMENTO DOS COLÉGIOS DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
Como atenta o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, promulgado em março de 2016, trata-se de “uma questão de articulação entre fé e justiça e de opção pelos pobres, a inclusão das questões que envolvem a sustentabilidade ambiental do planeta”.
Pensando nisso, a diretoria da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), uma das mantenedoras da Província dos Jesuítas do Brasil, colocou em prática uma de suas ideias, a construção da Usina Fotovoltaica Padre Furusawa, inaugurada no Campus da ETE FMC em 23 de junho de 2018.
A ação busca incentivar o cuidado e a sustentabilidade, meios essenciais para a criação de condições favoráveis à sobrevivência do planeta e ao seu desenvolvimento no presente e no futuro.
A tecnologia funciona com a energia recebida do Sol, que é captada por painéis com células fotovoltaicas e pode ser usada de modo direto ou indiretamente para a geração de energia elétrica. Esse tipo de energia recebe o nome de limpa ou renovável, produzidas a partir de fontes que oferecem impacto sobre a natureza muito menor e que não interferem na contaminação em nível global do meio ambiente.
Além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, a redução de gastos em energia elétrica comum também proporcionará mais recursos para a missão da Companhia de Jesus do Brasil, sejam elas voltadas à educação como para ações sociais.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.