01/07/2016
O italiano Gabriele Raponi se despede do Brasil após um ano de intercâmbio em Santa Rita do Sapucaí. Nesse período, o jovem de 17 anos frequentou o Ensino Médio na ETE FMC, de onde leva aprendizado e novas experiências, e também deixa muito conhecimento, amigos e saudade.
Sobre o período que estudou na instituição, Gabriele conta como foi rápida sua adaptação. “Na ETE encontrei mais do que esperava. Quando cheguei, não sabia o que poderia acontecer, mas gostei da organização da escola. Conheci pessoas boas, logo fiz muitas amizades e, em todo momento recebia o apoio dos professores”.
Para o professor de Matemática, Roberto Brusamolin, Gabriele dominou a língua de maneira rápida e interagiu facilmente com os colegas e educadores, sempre de modo educado e inteligente. “Gabriele é um ótimo aluno, apresentava bons conhecimentos em matemática e participava das atividades escolares com determinação. Vai deixar saudade na comunidade ETE e, principalmente, nos colegas de turma e professores. Desejamos sucesso em sua caminhada”!
Gabriele é natural de Florença, cidade próxima a Roma. Ele participou de um intercâmbio cultural que proporcionou um ano de novos conhecimentos no Brasil. Ele também já havia passado por experiências semelhantes na França, Espanha e Inglaterra.
Para finalizar, emocionado, Gabriele deixa sua mensagem : “Valeu a pena, vou ficar com muita saudade. Espero continuar em contato com a escola e os amigos. Vou embora na certeza de que um dia eu volto...”
Alunos fazem festa de despedida para Gabriele, acompanhados do professor de Matemática, Roberto Brusamolim
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.