01/08/2014
Aprovado em três instituições federais, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), José Henrique Rennó Brusamolin escolheu a terceira opção e, em agosto, iniciará o curso de Engenharia Mecânica no sul do país.
Apesar de estudar em uma instituição conhecida nacionalmente pelo pioneirismo na área de eletrônica, José Henrique preferiu cursar apenas o ensino médio regular na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. Com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conquistou uma vaga na universidade federal. "A formação adquirida na ETE foi, com certeza, o que gerou esses resultados: educação de qualidade, interação, atualidade e convivência de amizade com os professores".
Após o excelente desempenho nos vestibulares, o ex-aluno falou da segurança em seguir os estudos: "A responsabilidade e a disciplina adquiridas em relação aos estudos me ajudarão dentro da faculdade, já que a ETE preza não só pela qualidade no ensino, mas também pelas relações interpessoais".
Com um ensino além das salas de aulas, os alunos do ETE Ensino Médio usufruem de ambientes com kits multimídia, realizam experiências nos mais modernos laboratórios de química, física e biologia e contam com o Centro de Estudos que possui aproximadamente oito mil exemplares de livros e periódicos, sala de informática e espaços para estudos individuais e em grupos.
O ETE Ensino Médio integra uma série de recursos para atender alunos que não são atraídos pela eletrônica mas que não abrem mão da qualidade de ensino da instituição. "Nosso objetivo é integrar ensino, pesquisa, experimentos práticos, esportes, música, teatro e interatividade para fornecer uma educação completa. Muito além dos modelos tradicionais que visam apenas bons resultados nos vestibulares, a ETE almeja um ensino de alta qualidade em conjunto com a formação integral do aluno, seja no curso técnico, médio ou noturno", finaliza o diretor pedagógico, Prof. João Paulo Sampaio.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.