01/09/2021
A SINU Ex-Alunos foi uma edição especial, exclusiva para antigos alunos que já participaram da simulação nos anos anteriores, quando ainda eram estudantes na ETE. A 1ª edição foi realizada no último sábado, dia 28 de agosto, sob a coordenação do Professor de Geografia, Jefferson Tadeu Martins.
“Tivemos uma atividade acadêmica com ex-alunos, investindo em uma formação integral, continuada e comprometida com a formação para a cidadania. A volta desses ex-alunos para uma atividade estritamente acadêmica mostra o quanto o processo de ensino-aprendizagem foi significativo”, relata o professor.
Com o tema "O mundo após os ataques de 11 de setembro - A Questão Iraquiana", 12 ex-alunos do Ensino Médio Regular da ETE representaram o Comitê Histórico simulando o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
“Esse comitê foi realizado especialmente para o retorno dos antigos estudantes aos palcos das simulações, com um tema polêmico, merecedor de muita discussão: A guerra do Iraque. Foi um momento de reencontro, partilhas e lembranças de atividades significativas desenvolvidas no período do Ensino Médio. Houve uma simulação altamente qualificada. Foi grande o empenho e comprometimento dos ex-alunos”, explica Prof. Jeferson, que também é responsável pela tradicional SINU de alunos atuais do Ensino Médio, realizada anualmente na Instituição.
A SINU Ex-Alunos, inclusive, serviu de inspiração para os participantes da 5ª edição da SINU – Simulação Interna das Nações Unidas – que acontece na Escola nos dias 14, 15 e 16 de setembro, com o tema: “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.