02/02/2015
A ETE deu início ao ano letivo com o auditório repleto de alunos que fizeram festa, receberam as boas vindas e souberam das últimas novidades envolvendo a instituição.
Como dizem os Jesuítas, “Oração é trabalho”. Sendo assim, a professora Anatália realizou a oração inicial de uma maneira diferente. Para começar, reproduziu um curta metragem em animação chamado “Cuerdas”, que emocionou muito os presentes e fez com o auditório permanecesse em absoluto silêncio, durante toda a apresentação. Em seguida, falou sobre a filosofia Inaciana que norteia todos os passos da escola e sobre a missão da ETE de formar seres humanos conscientes e, acima de tudo, éticos.
Quem tomou a palavra, em seguida, foi o Diretor Pedagógico, João Paulo Sampaio, que comentou com os alunos sobre as novas regras, ressaltou a grande quantidade de feriados de 2015 e lembrou que, apesar dos portões permanecerem abertos, os alunos têm grande responsabilidade em cumprir suas metas.
O Padre João Roberson de Araújo SJ, representante dos Jesuítas em nossa escola, contou sobre os projetos cristãos e comunitários que deverão ser empreendidos no próximo ano, saudou os alunos em nome da Cia de Jesus e colocou-se à disposição dos alunos.
Para finalizar, a Orientadora Educacional, Caroline Almeida, lembrou os alunos sobre algumas regras, citou a importância da pontualidade e da aplicação do material pedagógico, colocou-se à disposição e transmitiu outras informações sobre a rotina da escola.
Em seguida, os alunos do primeiro ano foram convidados a caminhar pelo Campus da ETE FMC, ocasião em que puderam conhecer, as vastas dependências e se confraternizar com os alunos veteranos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.