Preocupados com a inclusão, alunos desenvolvem projetos voltados para tecnologia assistiva

02/09/2016

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo que relaciona dispositivos, técnicas e processos que promovem a assistência e reabilitação de pessoas com necessidades especiais. São recursos e serviços que contribuem para ampliar habilidades funcionais e, consequentemente, promovem autonomia e qualidade de vida. Desenvolver projetos que respondam a essas necessidades é mais um desafio abraçado pelos alunos da ETE FMC.

Um sistema que auxilia o deficiente visual a encontrar os produtos em um supermercado é o projeto que uma equipe do 1º ano está finalizando para apresentar na PROJETE 2016. “Nós conversamos com alguns deficientes visuais que aprovaram nossa ideia e acreditam na funcionalidade do projeto que pode trazer maior independência”, relata a aluna Ana Júlia Silva e Souza.

Já a Cadeira Inteligente – é uma cadeira de rodas programada para desviar de obstáculos a menos de 10 centímetros de distância. “Através de pesquisas identificamos que muitos cadeirantes sofrem acidentes, às vezes graves, causados por obstáculos e desnivelamento nas calçadas”, conta Matheus Senna de Oliveira Ribeiro.

A Pista Interativa Fisioterapêutica Infantil para Desenvolvimento Neuromotor do Portador da Síndrome de Down foi um dos destaques da PROJETE 2015 e apresenta novidades para esse ano. “O objetivo do projeto é analisar a marcha da criança com a Síndrome de Down. Neste ano, a Pista vem totalmente otimizada e tem como principais mudanças os sensores, fabricados por nós mesmo, além de toda programação”, explica Alzira Baldoni, aluna do 3º ano.

A Pista Interativa Fisioterapêutica Infantil para Desenvolvimento Neuromotor do Portador da Síndrome de Down foi eleita o melhor projeto do Estado de Minas Gerais na FEBRACE deste ano, conquistou 2º lugar na categoria em Engenharia e o Prêmio de Reconhecimento em Tecnologia Assistiva do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva.

A PROJETE 2016 também apresentará Despertador para surdos, Projeto para auxiliar deficientes visuais e professores a aprenderem a linguagem braile, entre outras invenções. A feira acontece dias 05, 06 e 07 de outubro, na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí. A entrada é gratuita.

  

Pista Interativa Fisioterapêutica Infantil – projeto destaque em 2015

 


A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.