02/12/2016
Laís Souza Lima, apesar de ter se formado técnica em eletrônica pela ETE FMC, optou pela carreira na área das Ciências Sociais Aplicadas e hoje cursa Rádio, TV e Internet em São Paulo. “Primeiramente, havia optado pela Engenharia Elétrica. Porém, depois decidi seguir outra carreira. A formação integral que tive na ETE foi tão sólida que não encontrei dificuldades nessa transição”.
Natural de Camanducaia, cidade do interior de Minas Gerais, Laís explica que um dos motivos que a fez optar pela ETE FMC, com o apoio dos pais, foi a formação humana. “Eu costumo dizer que foi a ETE que me escolheu. A Escola foi um divisor de águas na minha vida, justamente pela formação humana que os ideais inacianos proporcionam”. E completa: “Morar em outra cidade, conhecer um universo diferente do que eu estava acostumada e todas as experiências vividas na ETE, me ajudaram a ser uma pessoa responsável e de horizontes expandidos”.
Laís tem 23 anos e está concluindo o 3º ano do curso de Comunicação Social. Ela trabalha na própria faculdade e destaca as vantagens de ter feito o curso médio-técnico: “Trabalho como instrutora nos estúdios de rádio, TV e ilhas de edição na Faculdade Cásper Líbero. Sem os conhecimentos técnicos adquiridos na ETE, talvez eu não teria conseguido a vaga”.
Apesar de ter seguido para outra área profissional, ela reforça como a ETE contribuiu para sua formação. “Os conhecimentos que adquiri na ETE foram essenciais para que eu chegasse onde estou hoje”. E finaliza: “Estou muito feliz! Apaixonada pela profissão que escolhi e empolgadíssima para o último ano de faculdade. Sou grata pelos amigos que fiz e pelas experiências que vivi. Na ETE eu desabrochei para a vida em conjunto, para o próximo e serei eternamente grata pela pessoa que me tornei lá”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.