03/03/2017
O Mercado de Petróleo e Energia foi tema da palestra realizada pelo ex-professor da ETE FMC, Paulo Henrique Lopes, atual instrutor técnico da multinacional National Oilwell Varco - NOV – com sede em Macaé/RJ.
Paulo Henrique falou sobre a demanda de mão de obra especializada para atuar na área petrolífera, questões salariais, competências técnicas e as responsabilidades do profissional em uma plataforma de petróleo, seja com atuação onshore ou offshore.
“Os serviços de offshore são prestados em alto mar, a bordo de plataformas petroleiras ou navios; já os serviços onshore são aqueles vistos com maior frequência e tratam de serviços em indústrias localizadas em terra. Em ambos, os trabalhos realizados são os mesmos. Porém, o offshore conta com normas diferenciadas por estar em alto mar, mas sem distinção quanto à qualidade e garantia do serviço”, explica.
Ex-alunos da ETE FMC também fazem parte da equipe da NOV – líder mundial em tecnologia de perfuração, projeto, manutenção e venda de sistemas usados na produção de gás e óleo.
A palestra aconteceu em dois momentos: para os alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.