03/08/2016
Uma equipe de alunos do 2º ano está desenvolvendo uma luva mecânica de fisioterapia para apresentar na PROJETE 2016 – Feira de Projetos Tecnológicos, que será realizada de 05 a 07 de outubro.
O projeto da área de Engenharia Biomédica, segundo Fellype Rocha – um dos alunos responsáveis pelo seu desenvolvimento – trabalha diversas partes do braço, especificamente a região do punho, o movimento dos dedos e o antebraço.
O aparelho pode ajudar pacientes que sofrem de problemas de movimentação, através de exercícios e estímulos repetitivos; suas funções e intensidade serão comandadas pelo fisioterapeuta através de um aplicativo, que também será desenvolvido pelos alunos.
A idéia desde protótipo inovador surgiu ainda na PROJETE de 2015, quando o grupo criou um aparelho de fisioterapia para os pés. “No estande recebemos a visita de uma fisioterapeuta que se interessou pelo projeto e sugeriu que pesquisássemos aparelhos para o braço, pois não havia similares no mercado, o que causava muita dificuldade nos tratamento dos pacientes”, explica Fellype.
Toda parte mecânica do projeto está sendo desenvolvida no recém inaugurado Laboratório de Prototipagem – PROTOLAB – um ambiente que estimula a criatividade e possibilita a concretização de ideias. Para isso, este espaço disponibiliza aos alunos impressora 3D, furadeira elétrica, máquina fresadora e outros equipamentos que permitem a criação de peças mecânicas e placas de circuito impresso (PCI) de maneira rápida e eficiente.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.