Feira Industrial do Vale da Eletrônica - Fivel 2014 é realizada na ETE FMC

03/09/2014

A escola apresentará o seu Centro de Desenvolvimento e Negócios – CEDEN, que também oferece apoio técnico e profissional a empresas parceiras

 

A ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, localizada em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas (chamada de Vale da Eletrônica) sediará um dos mais importantes eventos de eletroeletrônico do Brasil, a 13ª Fivel - Feira Industrial do Vale da Eletrônica, entre os dias 3 e 5 de setembro.        

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica - Sindvel, sob o tema “Viajando pelo mundo da inovação, focado no mercado”, a Feira tem o objetivo de apresentar produtos, tendências de mercado e inovações desenvolvidos pelas empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local - APL de Eletrônicos.     

Essa é a primeira vez que a feira acontece nas dependências da ETE, uma das principais responsáveis pela transformação da pequena cidade mineira, em um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil. Composto por fortes potências no mercado de eletroeletrônico, o Vale da Eletrônica reúne 153 empresas e emprega cerca de 10 mil pessoas, incluindo alguns dos ex-alunos da ETE, hoje empresários bem-sucedidos. Na região, são produzidos 13.700 mil itens que são exportados para 41 países.        

Segundo o Prof. Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da ETE, receber as empresas do Vale da Eletrônica no campus é uma honra dada a relevância da FIVEL, além das possibilidades de contato e parcerias que se abrem para os futuros empreendedores. “A FIVEL servirá de inspiração para os nossos alunos, que terão a oportunidade de conhecer as melhores empresas de tecnologia do Brasil e se relacionar com empresários que tiveram um início bem parecido com o deles. Grande parte dos executivos desenvolveram seus primeiros protótipos na Feira de Projetos Futuristas – ProjETE – promovida pela ETE e, hoje possuem seus próprios negócios.” 

Para o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, “a ETE tem toda a estrutura necessária para receber a feira, sendo um ambiente adequado e tem uma forte relação com o crescimento do mercado de eletrônicos na região”. Na edição desse ano da FIVEL estima-se receber 12 mil visitantes, com previsão de negócios em torno de 30% do faturamento anual que no último ano, atingiu R$ 2,7 bilhões, das empresas sindicalizadas. “Nossa expectativa é gerar cerca de R$ 800 milhões em novos negócios nesse ano”.

Uma das empresas participantes da Feira é a Pixel TI. Seu diretor comercial, Marco Aurélio Duarte Mendes, é ex-aluno da ETE. Segundo o executivo, o diferencial da escola está justamente em se preocupar não apenas com o conteúdo, mas em tornar o aluno um profissional com todas as características exigidas no mercado, com caráter ético, pró-ativo e um grande empreendedor. “A ETE é fundamental para o Vale da Eletrônica e pelo grande desenvolvimento do mercado em Santa Rita do Sapucaí. Além disso, a instituição se preocupa não apenas em formar ótimos técnicos, mas no ser humano como um todo”.

Para o empresário, o curso técnico fez toda a diferença em seu desenvolvimento profissional e hoje além de Técnico Eletrônico é formado em publicidade e marketing, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica - PUC.“Se não fosse o curso técnico e tudo que aprendi na ETE, jamais teria conseguido chegar onde estou hoje”, afirma.

           

CEDEN -- Além de sediar a feira, a ETE terá um estande para apresentar o seu Centro de Desenvolvimento e Negócios – CEDEN, que tem entre suas atividades a pesquisa e o desenvolvimento de circuitos eletrônicos. Inaugurado em janeiro de 2012, o CEDEN tem uma equipe exclusiva de técnicos e engenheiros, especializada em telecomunicações, automação e engenharia biomédica, além da participação de docentes da ETE.    

O Centro também tem parcerias de sucesso com Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Ericsson Telecomunicações, Ericsson Gestão e Serviços, Clear CFTV, Empresa Sollus – iluminação a led,  e a mais recente Pixel TI que inaugurará, em setembro, um laboratório no campus para treinamentos de alunos e capacitação da mão de obra dos colaboradores da Pixel. O espaço terá os últimos lançamentos da empresa, como roteadores, switchs, placas de rede, adaptadores USB, repetidores, CPU’s, além de outros produtos. 

As empresas parceiras do CEDEN podem usar laboratórios e equipamentos de última geração para a realização de treinamentos, cursos e workshops, execução de projetos e consultoria técnica. Também podem solicitar treinamento e consultoria técnica para capacitação de profissionais nas mais diversas áreas, além de recrutamento de mão de obra técnica.            


A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.