29/09/2017
Uma equipe de alunos da ETE FMC venceu a maratona de programação Hackathon que aconteceu durante o Fórum de Educação Maker, promovido pelo Colégio Santo Inácio/RJ, também integrante da Rede Jesuíta de Educação.
O evento, realizado no dia 23 de setembro, enfatizou o movimento maker – uma proposta que valoriza a criação individual ou coletiva, o famoso “faça você mesmo” e contou com a participação de jovens que se destacam nesse cenário: Carla Teixeira Barcellos (Família Maker), Ana Carolina da Hora (Olabi) e João Gabriel Santos.
Os quatro alunos que representaram a ETE FMC foram desafiados a desenvolver uma máquina de reação em cadeia, conhecida como Rube Goldberg, que propõe a execução de uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, utilizando uma reação em cadeia. “Precisávamos fazer 5 etapas de reação em cadeia para cumprir com o objetivo final do desafio. As outras equipes fizeram, em média, 7 e nós conseguimos desenvolver 13 etapas”, explica o estudante Samuel de Oliveira Nascimento.
Em seguida, a equipe realizou uma apresentação da máquina para os jurados, utilizando um software de realidade virtual. “Foi muito proveitoso participar desse evento, ainda não tínhamos feito nada parecido. Mais uma nova experiência!”, finaliza Samuel.
O evento possibilitou, aos 10 colégios participantes, discussões, trocas de experiências e análises de tendências e seus impactos na educação. Na ocasião, o prof. Eduardo Abranches, coordenador dos cursos técnicos ministrou uma palestra sobre Internet of Things (IoT, do inglês, Internet das Coisas) e demonstrou algumas aplicações residenciais implementadas com essa tecnologia.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.