04/04/2014
Foi dada a largada para os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2014 – e a Escola Técnica de Eletrônica venceu a etapa municipal nas categorias disputadas: basquete masculino, handebol feminino e masculino e futsal masculino. Os jogos aconteceram no ginásio Alcidão e as finais foram disputadas na quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de abril.
A ETE FMC não competia os jogos escolares do Estado desde 2005 e este ano volta com objetivos bem definidos: "O esporte é um instrumento da educação integral e auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Aumenta a relação dos alunos com a escola, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos", relata o Professor de Educação Física, Eduardo Ribeiro.
Além das aulas semanais de Educação Física, os alunos são incentivados à prática de atividades esportivas durante todo ano letivo da ETE FMC. Eles participam de treinos extras com equipes esportivas, jogos amistosos, torneios intercolegiais e jogos internos com disputas em diversas modalidades como: futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, peteca, xadrez, atletismo e natação.
Segundo o Diretor Geral da Instituição, Alexandre Loures Barbosa, o objetivo é incentivá-los ao esporte e ao convívio no ambiente escolar. "Além de ser importante para saúde, o esporte agrega boas experiências ao ser humano, como superação, dedicação, disciplina, respeito ao próximo, ética na competição, dentre outros fatores".
Os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG - é o maior e mais importante programa esportivo-social do Estado. Os jogos acontecem em 5 etapas: municipal, microrregional, regional, atletismo e estadual. A segunda etapa (microrregional) acontecerá e Extrema, no mês de maio.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.