04/04/2019
“Se liga” é um projeto piloto, interdisciplinar, que aborda temas transversais selecionados a partir da revisão do plano curricular, de acordo com as necessidades específicas dos alunos da ETE FMC.
A Rede Jesuíta de Educação em seu Projeto Educativo Comum (PEC) reforça a necessidade de trabalhar a fé e a justiça no espaço escolar, trabalhando temas referentes a gênero, diversidade sexual e religiosa, novos modelos de família, questões étnico-raciais, elementos referentes às culturas indígena, africana e afro-brasileira no Brasil e todos os temas similares relacionados a categorias ou grupos sociais que sofrem discriminação, violência e injustiça.
Com início em abril, o projeto “Se liga” atinge todas as turmas da escola com aulas dinâmicas e metodologias que promovem o protagonismo dos alunos. Este novo projeto vem reforçar ainda mais a formação integral proposta pela Rede Jesuíta de Educação, promovendo conhecimentos, esclarecimentos e reflexões de temas transversais.
Os assuntos tratados foram levantados com os coordenadores dos cursos e Formação Cristã e vão abordar:
- Personalidade, emoções e sentimentos;
- Vícios: recompensas e punições;
- Valorização do Eu;
- Empatia e bullying;
- Preconceito e discriminação;
- Drogas;
- Fazer a diferença com ética e solidariedade, enxergando os mais necessitados e buscando o bem comum.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.