04/05/2017
Os alunos do curso técnico em equipamentos biomédicos participaram do workshop "Biomecânica e Tecnologias para Reabilitação" com a especialista em fisioterapia e engenheira de reabilitação, Ma. Elisa Rennó Carneiro Déster.
O workshop, realizado dia 27 de abril, faz parte do conteúdo de biomecânica e eletromiografia, da disciplina Equipamento Médicos Hospitalares, ministrada pelo professor Filipe Bueno Vilela. “Nosso intuito é aproximar os estudantes de profissionais especializados. A partir disso, eles podem aprofundar seus conhecimentos sobre os temas dos trabalhos que já estão desenvolvendo para a PROJETE, visto que muitos deles abrangem a fisioterapia.”
Alinhado à campanha “Pense verde. Pense ETE.”, os alunos vão montar protótipos unindo materiais recicláveis à eletrônica para que simulem a mecânica do corpo humano, como flexão e extensão do braço. Segundo o professor, o objetivo é que eles aprendam, na prática, como funcionam os músculos, ossos e articulações.
Em junho está programado que os estudantes façam uma apresentação dos resultados, “compartilhando o conhecimento e dando uma aula de educação continuada a outros estudantes usando como base os protótipos criados”, explica o professor.
A turma de equipamentos biomédicos é estimulada e orientada pelo professor Filipe a desenvolver projetos que produzam um impacto social relevante, tendo como alvos importantes instituições do município, como o Asilo, Apae e Hospital.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.