04/08/2017
Um grupo de educadores da ETE FMC se reuniu na Casa Nossa Senhora da Paz para vivenciar a experiência dos Exercícios Espirituais (EE), nos dias 14, 15 e 16 de julho.
Sob orientação do Padre Ponciano Petri, SJ, Coordenador de Formação Cristã do Colégio Santo Inácio (Rede Jesuíta de Educação – RJ), os participantes puderam mergulhar na oração, no silêncio e na reflexão dos Exercícios Espirituais.
A colaboradora Sandra Andare Beraldo resume o retiro como uma experiência gratificante: “É uma oportunidade única trabalharmos numa instituição que permite agregar valores e que incentiva o crescimento espiritual. Independente da religião, é muito bom ter um tempo para nos encontrarmos espiritualmente. Os Exercícios Espirituais nos fortalecem e ressaltam que, além de profissionais competentes, é necessário que sejamos conscientes, compassivos e comprometidos com o próximo”.
Anatália Duarte, Coordenadora de Formação Cristã, destaca que o Projeto Educativo Comum (PEC), em seu parágrafo 80, ressalta que o convite à experiência dos Exercícios Espirituais é parte dos programas de desenvolvimento das escolas, e ajuda na construção de um nível diferenciado de adesão à sua missão. “Dessa forma, na medida em que nos exercitamos espiritualmente nos passos de Inácio de Loyola, além de nos proporcionarmos um tempo para o enriquecimento pessoal e espiritual, também obtemos novas forças para melhor cumprir a missão de educadores da ETE”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.