04/10/2016
A Semana da Eletrônica acontece de 03 a 07 de outubro e tem por objetivo a promoção da ciência, tecnologia e inovação. Durante este período, uma extensa programação inclui minicursos, capacitações e palestras de variados temas.
Na segunda-feira, pela manhã, os alunos realizaram as sessões técnicas, com a apresentação dos painéis dos projetos que estarão em exposição na PROJETE. A tarde, as turmas de 2º ano participaram da palestra de Opção de Cursos, com os professores Marília Bontempo (Equipamentos Biomédicos), Leonardo Souza (Telecomunicações) e Wanderson Saldanha (Automação Industrial), onde foi apresentado as ênfases que poderão escolher no 3º ano do curso técnico. Já os alunos do noturno participaram da palestra sobre o re.empreendedorismo através da co.criação, com André Lanari, da Co.Criar, ex-aluno do curso noturno.
Na terça-feira, Frederico Moraes (ex- aluno) e Vinicius Soares, da Leucotron, falaram sobre a importância de se conhecer o mercado e focar nas necessidades dos clientes. Já o palestrante do SEBRAE, Márcio Lopes, abordou o tema O perfil profissional que o mercado compra, o que fazer para ingressar no mercador de trabalho.
No terceiro dia recebemos o Caio Pereira, do Inatel, que falou sobre Internet das Coisas e o Luiz Eduardo com o Públio, da 3M do Brasil, que exploraram a inovação.
A PROJETE – principal evento da Semana da Eletrônica – teve início na quarta-feira, às 18h, com mais de 150 trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos.
Quinta-feira foi a vez do ex-aluno João Rubens falar sobre o que a tecnologia pode fazer pelas pessoas e pelo mundo e Prof. Dr. Cleberson Forte, da FATEC Americana, abordou a realidade virtual e aumentada. Também teve início a FECETE – 2 ª edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologias - com exposição de 25 projetos de várias cidades mineiras.
Para encerar as palestras da Semana da Eletrônica, sexta-feira foi dia de receber o Carlos Evangelista, da Associação Brasileira de Geração Distribuída, para falar sobre o potencial de energia solar no Brasil e André Rodrigues, do INPE, para tratar sobre as mudanças climáticas.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.