04/11/2014
Federação reúne 91 instituições educativas, jesuítas e inacianas, em 19 países
Nessa semana, os sites dos colégios da Rede Jesuíta de Educação do Brasil receberam em sua barra institucional um link com o logotipo da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus — FLACSI. A Federação, dependente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina — CPAL, está presente em 19 países por meio de 91 instituições educativas, jesuítas e inacianas, que atendem a mais de 130 mil alunos e contam com quase 10 mil professores.
Os expressivos números da educação básica dos Jesuítas na America Latina apontam para o universo global de mais 750 mil alunos do qual faz parte a Rede Jesuíta de Educação, que no Brasil congrega 16 unidades educativas distribuídas em nove estados atendendo a mais de 30 mil alunos.
"O logo da FLACSI, mais do que um link para o portal da Federação, é uma marca dos centros educativos Jesuítas na América Latina. No horizonte desta grande rede estão projetos comuns que transcendem a Rede Jesuíta de Educação no Brasil. Duas iniciativas, já conhecidas dos colégios jesuítas no Brasil, são exemplos desse amplo trabalho desenvolvido no âmbito da FLACSI: Inacianos Pelo Haiti e Sistema de Qualidade na Gestão Escolar", diz Padre Mário Sündermann, SJ, Responsável da Rede Jesuíta de Educação (RJE).
O trabalho e as propostas da FLACSI estão ancorados na vasta tradição educativa da Companhia de Jesus e no diálogo com as correntes pedagógicas atuais, considerando sempre o contexto latino-americano.
Fica, portanto, o convite para visitar o site da FLACSI e mergulhar um pouco mais no vasto universo da educação básica dos Jesuítas que transcende as unidades locais e o Brasil.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.