05/07/2016
Na manhã da segunda-feira, 04 de julho, um grupo de alunos da ETE FMC esteve no Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, visitando a exposição O triunfo da cor: o pós-impressionismo, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Zorilda Alves.
A exposição reúne o grupo mais seleto da História da Arte: efetivamente, apenas cinco artistas participaram deste movimento, entre os quais se destaca Vincent Van Gogh. Os pós-impressionistas abriram caminho para a Arte Moderna e, hoje, suas obras têm o maior valor de mercado. A tela “Por que não te casas”, de Paul Gauguin, é a pintura mais cara já leiloada, tendo atingido a marca de 300 milhões de dólares em 2015.
“A vista à exposição vem coroar todo um processo que foi iniciado no 2º ano, nas aulas de Arte, e continuado com o estudo das Vanguardas na Literatura, no 3º ano. O contato direto com a arte é uma oportunidade para os alunos testarem a própria visão, desenvolverem o senso crítico e esse olhar mais vivo, enriquecido para a leitura das obras que são a concretização a teoria aprendida” – ressalta a professora Zorilda.
A aluna Giovanna Iemini Costa, do 3º ano do Ensino Médio, conta que as técnicas utilizadas são muito interessantes: “a gente vê uma imagem de longe e, quando chega perto, consegue perceber cada detalhe, o jeito que o artista trabalhou; não daria pra ver tudo isso numa fotografia em sala de aula. Além disso, cada obra vem acompanhada de uma explicação, a justificativa do artista pra fazer aquilo. Isso ajuda a entender ainda mais os movimentos artísticos”.
Durante o percurso até o museu, o grupo também pôde apreciar as obras arquitetônicas do centro de São Paulo, como a Catedral da Sé e o Pateo do Collegio – marco inicial da cidade de São Paulo, erguido pela Companhia de Jesus.
Agradecemos ao Centro Cultural do Banco do Brasil e à Fundação MAPFRE pela oportunidade concedida a nossos alunos e professores. O triunfo da cor é a terceira exposição que a ETE FMC visita, após Mestres do Renascimento e A Modernidade Espanhola.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.