05/09/2022
Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) realizou o IX Fórum das Equipes Diretivas, evento que não ocorria presencialmente desde 2019 devido à pandemia. A equipe diretiva da ETE FMC esteve entre as 70 lideranças de todo o Brasil, reunidas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ), com o objetivo de alinhar e redirecionar as diretrizes da RJE para a implementação do Projeto Educativo Comum (PEC).
Através de palestras e grupos de trabalho, as escolas da RJE tiveram momentos de formação, alinhamento de valores e de partilhamento de realidades. Na abertura do evento foi realizado um exercício de contextualização, guiado pelo Diretor da RJE, Prof. Fernando Guidini.
Entre as atividades, aconteceram apresentações das rotas pelas Unidades, exercícios de síntese de oportunidades e desafios para projetos colaborativos e momentos de formação, como o de ESG (Environmental, Social e Governance). O Fórum foi encerrado com uma missa presidida pelo Superior do Núcleo Apostólico local, Pe. José Laercio de Lima, SJ, em clima de fraternidade e alegria em virtude do reencontro.
A Coordenadora do Ensino Médio da ETE FMC, Prof. Caroline Almeida, esteve presente e relata que o Fórum foi uma oportunidade para formação, aprofundamento em temáticas e troca entre as unidades das escolas jesuítas, o que estimula o avanço coletivo na educação. “Projetos, ações e outros pontos de avanços podem ser adotados, claro que sempre respeitando as particularidades e realidades de cada obra”, conta Caroline.
Segundo a Coordenadora, uma das temáticas tratadas durante o Fórum, a Cidadania Global, já está sendo desenvolvida através de projetos e implementada na unidade curricular, ampliando o horizonte dos estudantes no que tange a formação integral. Caroline ressalta que “o diferencial da RJE é o respeito à diversidade dos contextos de cada unidade, o que permite mobilidade e autonomia para a realização do trabalho pedagógico de qualidade”.
O Diretor da RJE, Prof. Fernando Guidini, avalia muito positivamente o Fórum. “O sentimento que carrego é de consolação por sermos realmente um corpo a serviço da missão educativa da Companhia de Jesus no Brasil. Com as lideranças, comprometemo-nos à continuidade do trabalho com uma educação de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos. Olhamos para frente, posicionando-nos em favor da vida e em vistas do aprender integral”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.