Primeira edição da FECETE reúne mais de 80 trabalhos de Minas Gerais

05/11/2015

A Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC - recebeu diversos trabalhos científicos e tecnológicos na primeira edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia - FECETE, que ocorreu no campus da escola, em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2015.


Com o objetivo de promover a ciência e tecnologia entre os jovens de 12 a 20 anos, a instituição realizou a FECETE, que contou com a participação de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de Minas Gerais.

A feira foi realizada com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Invovação - MCTI, Conselho Nacional do Desenvolvimento Ciêntífico e Tecnológico - CNPq, Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social - SECIS, Ministério da Educação - MEC e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através da chamada nº 44/2014 - Feira de Ciências e Mostras Científicas. Foram patrocinadoras do evento, as empresas Risc Automação, Clear CFTv e Pixel TI. A FECETE foi realizada também com o apoio do Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Associação Brasileira de Incentivo à Ciência - ABRIC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e das Superintendências Regionais de Ensino do Polo Sul de Minas Gerais.

A FECETE teve 110 trabalhos inscritos, dos quais 84 foram selecionados para participação na feira. Durante os três dias do evento, foram expostos trabalhos nas áreas Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Humanas, além  de Engenharias.

 "A ideia de criar a FECETE veio da nossa feira interna, a PROJETE, que tem sido muito bem-sucedida, com invenções sendo premiadas todos os anos na Febrace - Feira realizada na USP", conta o diretor geral da ETE, Alexandre Barbosa. Agora, segundo Barbosa, a intenção foi ampliar os horizontes e trazer invenções de outras cidades mineiras para dentro da ETE FMC. "Assim conseguimos promover o intercâmbio de ideias entre estudantes de diversas idades, de escolas públicas e privadas e incentivamos o interesse pela ciência e tecnologia."

Além da exposição de projetos, foram realizadas outras atividades nos dias do evento, como o Show da Ciência, visitação ao Museu da Eletrônica e visita ao Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares - SINDVEL e empresa JFL Alarmes, onde puderam conhecer processos produtivos e tecnologias empresariais e a peculiar história do município, que é amplamente conhecido como o "Vale da Eletrônica",  entre outras atividades desenvolvidas especialmente para o alunos e professores que expuseram na FECETE.


 "A feira foi uma excelente experiência para todos nós. Voltei para minha cidade com muito aprendizado", conta o aluno Félix Amaral, de 13 anos, da cidade de Oliveira Fortes, localizada próximo a Barbacena.

Para os próximos anos, a FECETE deve atrair ainda mais participantes, já que o evento ultrapassou as expectativas iniciais. "Nós alcançamos o nosso objetivo e ficamos muito satisfeitos com os resultados da FECETE. Foi um momento de grande aprendizado e os alunos voltaram para casa com as malas um pouco mais carregadas de experiências e descobertas. Aguardamos o retorno de todos no ano que vem", finaliza o diretor geral da ETE FMC, Alexandre Loures Barbosa.

Confira os projetos premiados:


- Premiação ABRIC - Associação Brasileira de Incentivo a Ciência

COLOR PEN (Filipe Nascimento, Hadryel Silva e Lara Coimbra)

DIFERENTES ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA PRETERIR O SUBCONSCIENTE DE CRIANÇAS PARA ESTIMULAR SUA CAPACIDADE INTELECTUAL (Ana Luisa Muniz e Camila Brant)

POLIQUIZ (Pedro Henrique Leal, William Gabriel Junior e Ygor Girão)


- Prêmio Inatel  - Instituto Nacional de Telecomunicações

VISUAL GLASSES (João Pedro Braga e Ronald de Aguiar Modesto)


- Prêmio Risc Automação

A CASA DO FUTURO (Emanuel de Sena Paula, Igor Siman e Mateus Vaz da Silva)


- Prêmio Pixel TI

ESTUDO DO USO DA PROPORÇÃO DIRETA COMO MÉTODO DE OBTENÇÃO DE QUOCIENTES REAIS DE UMA DIVISÃO ENTRE NÚMEROS COMPLEXOS IMAGINÁRIOS PARAMETRIZADOS POR UMA INCÓGNITA (Alice Braga, Rafael Lopes Cândido, Thiago Queiroz)


ENTOMOLOGIA FORESE: DA TEORIA À PRÁTICA (Mara Luisa de Carvalho, Maria Clara Silva e Renanda Silva)


- Prêmio Aluno destaque - Félix Henrique Amaral

EFEITO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO

- Melhor Votação Popular

SISTEMA RESIDENCIAL AUTOMATIZADO PARA ECONOMIA DE ENERGIA E COLETA DE ÁGUA DE CHUVA (Gleice de Oliveira, Felipe de Souza e Guilherme Rodrigues)


- Melhor Banner

UMA NOVA FORMA DE APRENDER FÍSICA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DA PRÁTICA (João Antônio Silva)


- Melhor Diário de Bordo

BIOMIMETISMO CULTURAL: FORMIGAS E ABELHAS - EXEMPLOS QUE PODEM MUDAR O MUNDO (Amanda Cristina Lisboa e Kátia Lara Ribeiro)


- Melhor Relatório Técnico

ENTOMOLOGIA FORENSE: DA TEORIA À PRÁTICA (Mara Luisa de Carvalho, Maria Clara Silva e Renanda Silva)


- MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS (Ciências Biológicas e da Saúde)


1º Lugar

ENTOMOLOGIA FORESE: DA TEORIA À PRÁTICA

(Mara Luisa de Carvalho, Maria Clara Silva e Renanda Silva)


2º Lugar

COLOR PEN (Filipe do Nascimento, Hadryel Silva e Lara Coimbra)


3º Lugar

COMPROVAÇÃO DO POTENCIAL DA PLANTA BATATA YACON - SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS - E SUA APLICAÇÃO EM POMADA FITOTERÁPICA (Mariana Campos Costa)


- MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS - Ciências Exatas e da Terra


1º Lugar

ESTUDO DO USO DA PROPORÇÃO DIRETA COMO MÉTODO DE OBTENÇÃO DE QUOCIENTES REAIS DE UMA DIVISÃO ENTRE NÚMEROS COMPLEXOS IMAGINÁRIOS PARAMETRIZADOS POR UMA INCÓGNITA (Alice Braga, Rafael Cândido e Thiago Queiroz)


2º Lugar

GEOMETRIA DAS GEODÉSICAS: UMA EXPLORAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM INTERFACE COM O ECODESIGN (Carolina Maróstica e Luiza Martins)


3º Lugar

REDE SOCIAL PARA EVENTOS ACADÊMICOS (Laís Santana)


- MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS - Ciências Sociais e Humanas


1º Lugar

BIOMIMETISMO CULTURAL: FORMIGAS E ABELHAS - EXEMPLOS QUE PODEM MUDAR O MUNDO (Amanda Cristina Lisboa e Kátia Lara Ribeiro)


2º Lugar

ENTRE TARRAFAS E CARRANCAS: A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS COMO FORMA DE DESCENTRALIZAÇÃO MIDIÁTICA E LUTA MARGINAL DE HABITANTES DO RIO SÃO FRANCISCO CONTRÁRIOS AO PROCESSO TRANSPOSITÓRIO (Bruna Carvalho e Maria Eduarda Porto)


3º Lugar

BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: AVALIAÇÃO DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO A SUA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL COM PRECONCEITO (Michelle Cristina Silva)


- MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS - Engenharia


1º Lugar 

APLICATIVO PARA CONTROLE DE ELETROELETRÔNICO

(Hugo Alves, Marina Silva e Vinícius Ferreira Grilo)


2º Lugar

VISUAL GLASSES: ÓCULOS PARA DEFICIENTES VISUAIS

(João Pedro Braga e Ronald Modesto)


3º Lugar

IGREJA EM CONSTRUÇÃO, FE EM AÇÃO: PANORAMA HISTÓRICO E A RECONSTRUÇÃO GRÁFICA, POR MEIO DE RECURSOS CAD 3D, DA ANTIGA IGREJA MATRIZ

(Ânyla Silva Nathálya Ferreira)


- Trabalho científico indicado para participação na FEBRACE 2016

COLOR PEN (Filipe do Nascimento, Hadryel Silva e Lara Coimbra)


- Trabalhos científicos premiados com bolsas de iniciação científica júnior (de acordo com as regras do CNPq)


CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL E DE MAQUINA DE LAVAR ROUPAS PARA LIMPEZAS E IRRIGAÇÃO DE PLANTAS (Larissa Carvalho, Lerrania Naves e Rafael Vitor Arriel)


CHUVEIRO-CARGA: REUTILIZANDO A ÁGUA DO BANHO NO VASO SANITÁRIO

(Augusto Iamamoto, Guilherme Reis Leite e Paulo Delmindo)


ENTOMOLOGIA FORENSE: DA TEORIA À PRÁTICA

(Mara Luisa Carvalho, Maria Clara Silva e Renanda Silva)

 

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.