05/12/2013
O Ministério da Educação divulgou semana passada o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2012), onde é avaliado o desempenho dos estudantes do terceiro ano. Mais uma vez, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa conquistou o primeiro lugar em Santa Rita do Sapucaí, e os destaques foram nas disciplinas de Matemática e Redação.
Para o Diretor Pedagógico, Prof. João Paulo Sampaio, o bom desempenho dos alunos é resultado do trabalho desenvolvido pelos Professores durante todo Ensino Médio agregado com valores da Pedagogia Inaciana. “Vale destacar que no ENEM, a nossa Escola vem mantendo um padrão de aproveitamento, consequentemente de qualidade, que está no nível das melhores escolas da região. Isso é fruto da equipe de Professores e da Pedagogia Inaciana, que preocupam-se com a formação integral do ser humano, valorizando todos os aspectos, e que também privilegia uma formação acadêmica de alta qualidade.”
Alunos que concluem o Ensino Médio este ano, comprovam esse resultado com boas colocações em vestibulares. Luiz Filipe Magalhães Santos conquistou a terceira colocação no curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, pela nota do ENEM. “A ETE me proporcionou um crescimento acadêmico e profissional. Quanto ao meu resultado no vestibular, acredito ser uma mesclagem do ensino de qualidade com dedicação aos estudos. A nota da redação me ajudou muito, pois a matéria é bem trabalhada na escola”, conta o aluno.
Joice Caroline Felix é de Poço Fundo/MG e também conquistou uma vaga no Inatel pelo resultado do ENEM. “Eu consegui a 23ª colocação no Curso de Engenharia de Telecomunicações. Na ETE eu aprendi a estudar e a ter responsabilidade, e hoje percebo o quanto é importante ter um estudo de qualidade para termos uma boa posição no mercado de trabalho”.
Para Samuel de Oliveira Costa, a Escola de Eletrônica é a melhor opção em Santa Rita do Sapucaí. “Muitas pessoas da minha família formaram ETE, e comigo não foi diferente. É a melhor escola de Ensino Médio e Técnico da cidade. A ETE não forma apenas técnicos, forma o cidadão, o que vai me ajudar muito na carreira profissional e no pessoal”. Samuel garantiu uma vaga pela nota do ENEM na Universidade de Alfenas, no curso de Engenharia de Controle e Automação, e o 2º lugar pelo vestibular da FEPI, em Itajubá, para o curso de Engenharia Civil.
"Sabemos que a ETE vem conquistando bons resultados, mas vale lembrar que o ENEM não consegue avaliar todos os benefícios de uma instituição. Nossa pedagogia vai muito além do desempenho nesses exames e contempla valores que não podem ser mensurados através deste método. Nós valorizamos a formação humana, dispomos de uma grande quantidade de laboratórios, oferecemos aulas de reforço e de teatro, além de promovermos festivais, campanhas de cidadania e a feira de projetos”, comenta o Diretor Geral, Professor Alexandre Loures Barbosa.
No ENEM são avaliados Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação, mas um bom desempenho não é o único indicador da boa qualidade na educação. Outra série de fatores deve ser levada em consideração, como o tipo de ensino que é oferecido, a motivação dos alunos e questões como os valores éticos e a formação do profissional.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.