06/03/2023
Três ex-alunas da ETE foram entrevistadas sobre os resultados na Redação do ENEM 2022. O diferencial delas? Determinação, estratégia textual, atenção aos erros e manter-se atualizadas sobre os assuntos dos eixos temáticos. Foram esses os principais ingredientes que trouxeram notas acima de 900 pontos na Redação que abordou “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
MARIANA SILVA DE SÁ
NOTA: 980 PONTOS
Formada em 2022 no curso Médio Técnico, Mariana Silva de Sá alcançou a incrível marca de 980 pontos na Redação do ENEM. Segundo ela, a Redação não é “um bicho de sete cabeças”, basta prestar atenção às aulas, praticar a escrita, se atentar às competências exigidas e se concentrar nas correções.
A ex-aluna também conta que procurou textos que alcançaram nota máxima e diversos modelos de redação para construir o seu próprio estilo, que mescla repertórios populares, como filmes e livros, com argumentos de filósofos e pensadores.
ESTRATÉGIA DURANTE O ENEM:
Segundo Mariana, sua estratégia foi intercalar a escrita da Redação com as demais questões. No primeiro momento escreveu todas as suas ideias, e só depois elaborou o texto parágrafo a parágrafo, dividindo entre introdução, conclusão e desenvolvimento.
DICAS DA MARIANA:
- Aproveitar as aulas de Redação;
- Praticar bastante a escrita durante o tempo na ETE;
- Prestar atenção às aulas;
- Se atentar às correções das redações;
- Compreender bem cada uma das competências exigidas na Redação;
- Saber que elaborar um texto não é tão difícil como muitos dizem.
MARINA PADUAN
NOTA: 960 PONTOS
A ex-aluna do Médio Técnico de 2022, Marina Paduan, alcançou 960 pontos na Redação do ENEM.
Marina conta que se preparou para a prova principalmente com muita atenção às explicações dos professores, correção dos erros nos textos e com atividades na plataforma UNO, material didático adotado pela Escola.
Sua dica é fazer a prova com calma, priorizar a Redação, a única parte discursiva do ENEM, e, por fim, ir atrás de repertório através de vídeos, sites ou mesmo nas redes sociais, sempre se atentando para idoneidade das fontes.
ESTRATÉGIA DURANTE O ENEM:
Ao receber a prova, ela leu com atenção a proposta da Redação, formulou alguns argumentos sobre o tema e optou por partir para as questões e anotar as ideias de escrita na borda da prova à medida que elas iam surgindo. Posteriormente, uniu todas as formulações no rascunho da prova, refletiu sobre elas e, com calma, começou a construir o texto. Por fim, passou seu rascunho a limpo, corrigindo apenas pequenos erros como de concordância.
DICAS DA MARINA:
- Fazer a prova com calma;
- Priorizar a Redação, que é a única parte discursiva do ENEM, não tendo como se aventurar nas respostas, os famosos “chutes”;
- Ir atrás de repertório através de vídeos, sites ou mesmo nas redes sociais, sempre se atentando para fontes idôneas.
YASMIN FREITAS DE M. MEHLBERG
NOTA: 940 PONTOS
Ex-aluna do Ensino Médio Regular da ETE, Yasmin Mehlberg conquistou 940 pontos. Segundo Yasmin, seu diferencial foi treinar bastante, visto que sabia que a nota de Redação teria peso maior no curso que escolheu, Psicologia.
O estudo foi feito quase todo em ambiente de sala de aula, por meio dos simulados e com foco nos conteúdos de Português e Redação. “Até outubro eu fiz todos os exercícios em sala de aula, atenta nos pontos que poderia melhorar. Nos meses mais próximos ao vestibular, li várias redações que obtiveram nota 1000 e outras com repertórios dentro do eixo temático que poderia ser utilizado no ENEM 2022”, relatou Yasmin.
ESTRATÉGIA DURANTE O ENEM:
Por já ter visto o tema em repertórios de redação que pesquisou, Yasmin conta que não se assustou e logo tratou de esquematizar sua abordagem para não se perder no assunto e, então, optou por fazer primeiro as questões fechadas. Após um tempo, retornou seu foco para a Redação, redigindo segundo seu esquema pessoal, revisando atentamente e passando a limpo, com segurança, na folha do ENEM.
DICAS DA YASMIN:
- Treinar bastante, inclusive em relação ao tempo;
- Manter a calma;
- Desenvolver textos de temas que estejam fora da zona de conforto;
- Separar o estudo por eixo temático e competências;
- Fazer todos os simulados da ETE, com foco primeiramente em adquirir noções da prova e em criar estratégias para fazer as questões, e posteriormente focar mais na nota.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.