06/06/2014
Iniciativa do Grupo Algar, a Mostra reunirá ao todo 70 projetos, nos dias 10 e 11 de junho, em Uberlândia/MG
Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos; aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais; e equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia. Estes são os projetos criados por alunos da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, que estarão na 13ª edição da Mostra de Inovação Algar, nos dias 10 e 11 de junho, no campus da Universidade Algar (rua Floriano Peixoto, 6495 ─ bairro Alto Umuarama, em Uberlândia/Minas Gerais.
Aberto ao público e com entrada franca, o evento apresentará 70 projetos de inovação de todas as empresas do grupo Algar, além de palestras e oficinas, que incentivam investimentos na inovação como forma de aumento da competitividade e resultados nas organizações. Este é o primeiro ano que a ETE FMC participa da Mostra de Inovação Algar. “Profissionais do Grupo Algar, em visita a ProJETE no ano passado, ficaram empolgados com as soluções desenvolvidas pelos alunos e com todo o trabalho que a ETE faz nessa área de empreendedorismo. O objetivo da visita foi o de estreitar relações com o Vale da Eletrônica”, explica Fábio Teixeira, coordenador da ProjETE.
Dezesseis alunos da ETE FMC (relação abaixo) vão levar para Uberlândia os três projetos vencedores da ProjETE 2013, que também estiveram na 12ª Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de 2014 (grande mostra realizada na Universidade de São Paulo/USP) – abaixo relação dos projetos. Cada um dos três projetos terá um estande. Para a ETE FMC e seus alunos, a importância da participação na Mostra de Inovação é a integração empresa-escola. “Os alunos terão a oportunidade de conversar e apresentar seus projetos para profissionais e empresários dos setores envolvidos e trarão novos conhecimentos e ideias para si e para a escola”, finaliza o coordenador Teixeira.
A escola também estará representada institucionalmente. “A ETE apresentará o seu trabalho, bem como toda a inovação desenvolvida no Vale da Eletrônica”, complementa Walderson Saldanha, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE, que também acompanhará os alunos na Mostra.
Projetos da ETE FMC na 13ªMostra de Inovação Algar:
Druggist Dispenser
Alunos: Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Francine Cássia Machado Fonseca, Giovana Floriano da Costa, Guilherme da Silva Vilela de Almeida
Aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais.
Avaliador Postural
Alunos: Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ana Beatriz Simoes Fontana, Luís Guilherme de Freitas Sousa e Pedro Paulo de Sousa Lima
Equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia.
Robô de Educação Hospitalar
Alunos: Alessandra Carolina Domiciano, Ingrid Alves de Paiva Barbosa, Jaíne Cássia Fonseca Amaral e Pedro Manoel César Moreira.
Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos.
Mostra Algar Inovação - é uma iniciativa do Grupo Algar, em que associados das empresas desenvolvem projetos para melhorar processos internos, otimizar tempo e promover a satisfação dos clientes. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de pesquisas e a busca de parcerias com escolas, universidades e entidades de fomento. O Grupo Algar é uma multinacional brasileira presente em diversos segmentos da economia, como telecomunicações, agropecuária, serviços, turismo e educação.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.