06/09/2016
Atletas profissionais e amadores estão se empenhando cada vez mais para alcançar a performance máxima. A tecnologia esportiva possibilita que treinadores e atletas analisem o desempenho e busquem soluções de maneira mais eficiente para aperfeiçoar o treinamento. O avanço nas pesquisas de tecnologia esportiva permite, por exemplo, que atletas experimentem simulações através do uso da realidade virtual com o objetivo de melhorar desempenho.
A Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC – PROJETE – vai expor aproximadamente 150 trabalhos nas mais diversas áreas, entre eles, alguns direcionados a este novo ramo da tecnologia, como o corretor de posição para atividades esportivas.
O Uso do Kinect® como ferramenta de análise de movimento de atletas traz um software capaz de identificar a posição correta de exercícios físicos, com o objetivo de reduzir as lesões causadas por atividades praticadas de maneira incorreta. “Por meio de pesquisas nosso grupo identificou que o handebol é a modalidade esportiva que mais causa lesões pela prática incorreta dos movimentos do ombro, cotovelo, punho e mão. Nosso projeto interliga um Kinect® ao computador e, através de um software, rastreia o esqueleto do jogador, identificando a posição correta para o movimento”, explica a aluna Ana Eliza Gambaroto.
A PROJETE chega na 36ª edição e será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no campus da ETE FMC. Serão expostos aproximadamente 150 projetos tecnológicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações.
Alunos que desenvolvereram o projeto Uso do Kinect® como ferramenta de análise de movimento de atletas - Eliana Odara Mendes, Ana Eliza Gambaroto, Luiz Henrique Souza e Thiago Silveira
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.