07/07/2017
Como todos os anos, a ETE FMC realiza a palestra sobre Opção de Curso. A atividade, destinada aos alunos do 2º ano concomitante e o 1º ano noturno, tem o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre as três ênfases oferecidas pela ETE FMC: Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos e Telecomunicações.
A palestra, realizada na manhã de 1º de julho, foi conduzida pelos professores Wanderson Saldanha (Automação e Controle Industrial), Filipe Bueno Vilela (Equipamentos Médicos Hospitalares) e Marília Bontempo (Tecnologias de Telecomunicações), os quais exploraram a convergência entre as três áreas, as disciplinas específicas, os conteúdos e a dinâmica das aulas.
“Apresentei detalhes sobre aulas baseadas em projetos, destacando aulas em inglês para treinar novas ferramentas e a negociação de projetos em outro idioma. Também falamos das visitas técnicas, das atividades fora de sala para estudo de casos e das aulas conduzidas por empresas do setor para simular o mercado de trabalho”, explica o prof. Filipe.
Já a professora Marília falou sobre as novas tendências que conectam o mundo: “Redes móveis (3G, 4G, princípios do 5G), transmissão por fibra óptica, tecnologias de acesso à internet, wi-fi, recepção de TV via satélite, TV a cabo, sistemas CFTV, IoT e cidades inteligentes são alguns dos principais temas que trabalhamos em Telecomunicações”.
Por fim, o professor Saldanha explicou as especificações da área de automação: “Os alunos que optarem por Automação Industrial também podem atuar em várias outras áreas correlatas”. E continua: “ótimas oportunidades surgem para o profissional de setores que estão em alta, como a indústria automotiva, offshare (trabalho embarcado em plataformas de petróleo), internet das coisas, automação residencial, agricultura de precisão”.
A atividade também contou com uma exposição sobre o atual panorama do mercado de trabalho, feita por profissionais especializados, ex-alunos da ETE: prof. Filipe Loyola Lopes, Leonardo Maia e o próprio Wanderson Saldanha – todos professores do Instituto Nacional de Telecomunicações. Na ocasião, mostraram as diversas oportunidades de emprego em todo país e qual cenário os estudantes vão encontrar depois de concluir o curso técnico.
Os professores Wanderson, Marília e Filipe durante a palestra
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.