Dona Lourdes completa 50 anos de ETE FMC

07/08/2013

Amiga de Dona Sinhá Moreira, a responsável pelo nosso Centro de Estudos, Maria de Lourdes Duarte de Souza, comemora neste mês de agosto, 50 anos dedicados à Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. Dona Lourdes que ocupa o cargo desde agosto de 1963 pediu o emprego diretamente para Sinhá.

De uma família de sete irmãos, Dona Lourdes perdeu o pai aos 14 anos e sentiu necessidade de ajudar a família. "Já fazia alguns bicos desde muito nova para ajudar na renda da nossa família que era muito pobre, já catei ferro velho, plantava uma horta para vender verdura, carregava leite para os outros. Quando perdi meu pai foi uma época muito difícil e como era amiga de Dona Sinhá, fui perguntar-lhe se tinha como me conseguir uma colocação, e ela prometeu que assim que surgisse alguma vaga aqui na ETE, e depois que eu terminasse meus estudos, me arrumaria um emprego. Em 1962, Dona Sinhá já estava muito doente, então escrevi uma carta lembrando-a do que me tinha prometido e ela respondeu que eu poderia ficar tranqüila, que uma parente dela, Dona Alda Pinto Costa, que já trabalhava na Escola, iria informar o diretor do desejo de Dona Sinhá me empregar aqui, assim que surgisse qualquer vaga",  explica Dona Lourdes.

Em março de 1963, Dona Sinhá veio a falecer, mas confiou à Dona Alda a missão de arrumar um emprego para Lourdes na Escola de Eletrônica. "Apareceu uma oportunidade para trabalhar junto com ela própria, que na ocasião conversou com Padre Vaz, o então diretor, que mandou me chamar; eu tinha 18 anos e comecei a trabalhar dia 1º de agosto de 1963".

Com um grande amor à Escola, Dona Lourdes se recorda dos detalhes. "Era o único pavilhão, no Bloco 1, onde hoje funciona o CVT. Estavam começando a construir as bases do primeiro pavilhão do prédio atual, e mudamos para cá em 1966. Eram poucos funcionários, tudo muito simples. Eu era auxiliar da Dona Alda na Biblioteca, que na época funciona junto à sala dos professores".

"Eu amo muito essa escola, amo tudo, mas tenho um carinho especial pelo Centro de Estudos, onde eu sinto uma paz, um conforto; e a capela, que é o lugar onde faço minhas orações. Sou muito devota de Santo Inácio de Loyola, criador da Companhia de Jesus, todo o dia eu rezo para ele e pela a alma da Dona Sinhá. Agradeço de estar aqui até hoje, enquanto Deus me der saúde, eu fico", finaliza Dona Lourdes.

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.