08/02/2013
Dez anos após a criação do Ensino Médio, a ETE FMC coleciona uma série de histórias de sucesso. Muitos de seus alunos, foram aprovados nas melhores faculdade do país, conquistaram grandes carreiras e tornaram-se referências nas mais diversas áreas do conhecimento.
Um dos exemplos de sucesso é o do santa-ritense André Braga de Carvalho, aluno da primeira turma do Ensino Médio, em 2003. Segun-do conta, o tempo em que passou pela ETE FMC foi o melhor período de sua vida e lhe proporcionou conhecimentos fundamentais para que sua carreira: “Valeu muito a pena. A escola possui excelentes professores, ótimo conteúdo e me ofereceu um importante suporte emocional. Como todos sabem, a adolescência é uma fase muito crítica e encontrei na orientadora Magda Faria Costa um suporte fundamental.
Ao finalizar o Ensino Médio, André prestou vestibular em física na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e foi aprovado. Em se-guida, realizou mestrado na UFMG e considera que os conhecimentos obtidos na ETE FMC tiveram grande relevância.
Atualmente, André é professor das Universidades UNA (BH) e Anhanguera, além de lecionar no Colégio Diretriz (Curso Técnico).
Ao se lembrar dos benefícios conquistados na tradicional instituição santa-ritense, o professor universitário reafirma sua gratidão: “Tenho um carinho muito grande por esta escola. Sou muito agradecido aos professores e orientadores. Essa bagagem, irei levar para a vida inteira.”
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.