ETE FMC participa mais uma vez da Feira de Engenharia na USP

08/03/2016

Três projetos de alunos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa vão representar a instituição da 14ª edição da FEBRACE - a maior Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – realizada na Universidade de São Paulo, entre os dias 15 e 17 de março. Essas equipes foram selecionadas durante a PROJETE 2015 e competirão com outros 340 projetos de todo o país.

Um dos protótipos que será apresentado na FEBRACE é voltado para pessoas com deficiência auditiva, inédito no mercado, segundo seus projetores. Uma luva que sintetiza a linguagem de LIBRAS e, por meio de um aplicativo desenvolvido pela equipe, faz a conversão para áudio e escrita, facilitando a comunicação entre o deficiente auditivo e pessoas que não compreendem a LIBRAS. 

Uma outra inovação também é na área da saúde. Trata-se de uma pista interativa fisioterapêutica para crianças com Síndrome de Down que foi criada com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da marcha. A equipe pesquisou junto a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – e uma fisioterapeuta os informou sobre a dificuldade de realizar esse exercício, uma vez que as pistas com barras comuns não eram estimulantes. “Como o grupo queria desenvolver um projeto para ajudar as crianças com Síndrome de Down, vimos então essa grande oportunidade. Ao longo de 2015 desenvolvemos essa pista, que é mais colorida, emite luzes, tem texturas diferentes e um jogo de memória no final do percurso”, diz a aluna Alzira Baldoni.

Na área de segurança, o projeto que será exposto é um emissor de ondas sonoras capaz de apagar uma combustão provocada por líquidos inflamáveis. Após vários testes, o grupo conseguiu extinguir o fogo gerado por álcool etílico. Segundo a equipe, com ondas sonoras o aparelho desloca o oxigênio que alimenta o fogo. 

Ao longo de todos os anos participando da FEBRACE, os alunos da ETE FMC já conquistaram 68 prêmios nacionais e internacionais por suas criações inovadoras. “Nossos alunos são incentivados a pensar pelo bem social e estimulados a usar a criatividade ao desenvolverem protótipos inovadores” – explica o diretor geral da instituição, Prof. Alexandre Loures Barbosa. 


Projetos que representam a ETE na 14ª FEBRACE:


- Pista Interativa Fisioterapêutica Infantil para Desenvolvimento Neuromotor do Portador da Síndrome de Dowm

Alunos: Alzira Mendes Baldoni, Jônatas Joabe de Oliveira e Lavínia Eduarda Ferreira Silva.


- Aparelho Debelador de Combustão Provocada Por Líquidos Inflamáveis, Através de Ondas Sonoras de Baixa Frequência

Alunos: Alisson Francisco de Souza Oliveira, Igor Augusto de Oliveira Silva e Maria Laura Machado Silva.


- Dispositivo Eletrônico Móvel que utiliza uma Luva para Sintetizar Voz, que reconhece a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS – na Interação da Comunicação com Deficientes Auditivos

Alunos: Ana Clara Ribeiro de Souza, Felipe Juvêncio Mendes e Luiz Gustavo Barros Coutinho Paiva.

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.