08/06/2016
A Olimpíada Brasileira de Informática, conhecida por OBI, é uma competição de programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. A primeira fase foi realizada no dia 03 de junho e os alunos da ETE participaram da modalidade Programação nível 2, categoria para estudantes do Ensino Médio.
As provas são compostas por tarefas de programação com diferentes níveis de dificuldade: há tarefas mais fáceis, para as quais um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis que exigem um conhecimento mais avançado.
Para a participação na primeira etapa, os alunos da ETE FMC foram capacitados em um curso ministrado pela empresa Algar Telecom, que esteve na instituição no início do ano letivo e proferiu uma palestra para pais e alunos sobre a crescente demanda do mercado de trabalho na área de programação.
Segundo o professor Eduardo Abranches, coordenador do curso técnico, a programação pode trazer várias melhorias para a vida acadêmica e profissional do estudante. “Com a prática do exercício, os alunos trabalham o raciocínio, a lógica e a matemática, além de desenvolver o potencial em computação”.
No total, quase cem alunos da ETE FMC foram capacitados na primeira fase do curso de programação. Esses alunos devem avançar de módulo no segundo semestre, quando se repetirá a primeira fase da capacitação, para novos alunos que se mostrem interessados.
“Estamos aguardamos ansiosos o resultado da OBI, que sai em agosto. Aqueles que forem classificados vão participar de um treinamento que será realizado em dezembro, em Campinas, cidade do interior de São Paulo”, explica prof. Eduardo.
O objetivo deste tipo de competição é estimular e despertar nos alunos o interesse pela Computação, através de uma atividade que envolve desafios, além de identificar novos talentos na área, de forma a instruí-los e incentivá-los a seguir carreira nas áreas de ciência e tecnologia.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.