09/05/2013
Após 12 anos atuando na ETE FMC com o nome "Teatro Amador da Escola Técnica", o TAETEC inicia suas principais atividades de 2013 passando a se chamar "Teatro de Arte da Escola Técnica", e mantendo a mesma sigla. Em breve, será lançado um concurso cultural interno que escolherá o novo logo do grupo.
A mudança, sugerida pelo Professor João Taero e aprovada pela Diretoria Geral da Escola, aponta para a direção dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo em sua fase atual: "passado o amadorismo puro e simples, o TAETEC começa a produzir espetáculos mais complexos, agregando novas artes, a título de teatro experimental", explica o Professor.
A inspiração para o novo nome vem do secular Teatro de Arte de Moscou, fundado por Constantin Stanislavski na passagem dos séculos XIX - XX. Este grupo, responsável pela formatação do teatro tal qual o conhecemos hoje, funcionava como uma equipe colaborativa que não visava o lucro do teatro comercial, tão pouco a exposição popular de seus atores. Assim é o TAETEC, grupo em que os alunos desenvolvem a arte pela arte e aprimoram suas habilidades particulares através do trabalho em equipe.
Oportunamente, o TAETEC realiza sua produção de "A Gaivota" - peça do também russo Anton Tchekhov que inaugurou os trabalhos do Teatro de Arte de Moscou em 1896 - que agora abre os trabalhos da nova fase do grupo. O espetáculo conta a história do jovem escritor Kóstia que se vê rejeitado por sua mãe, sua namorada e pelo ciclo de artistas da época. O drama familiar cria uma ligação direta com a plateia na medida em que explora os dramas existenciais que cercam a alma humana.
"A Gaivota" será apresentada nos dias 05 e 06 de julho, no Auditório Sinhá Moreira.
Parte da equipe de "A Gaivota", próxima produção do TAETEC.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.