09/06/2017
Com o lema “Pense Verde. Pense ETE.”, este ano é marcado por ações de sustentabilidade na ETE FMC. Alinhada ao tema da campanha da Fraternidade “Cultivar e guardar a criação”, a semana do Meio Ambiente foi celebrada com a primeira colheita da horta orgânica, projetada no início do ano letivo.
Neste primeiro momento foram colhidas diversas hortaliças, cultivadas sem o aditivo de agrotóxicos, garantindo alimentos com maior valor nutritivo, sem prejuízo à saúde e sem agressões ao solo e às águas, relata o professor Eduardo Ribeiro, orientador do projeto.
Mediante a fartura da colheita, o Grêmio Estudantil (GEETE) montou uma banca com sugestões de valores e disponibilizou, ao lado, uma caixa para que as pessoas depositassem o dinheiro e retirassem seu troco – caso necessário. A proposta da venda busca conscientizar os estudantes sobre a honestidade nas atitudes cotidianas.
Todo valor arrecado será destinado ao Programa de Apoio ao Estudante Bolsista – um projeto que oferece auxílio de alimentação e transporte a alunos carentes, desenvolvido pelo setor de Assistência Social e pela Associação de Antigos Alunos (ASIA ETE FMC).
O projeto da Horta Orgânica, implementado através da disciplina transversal Atividades Práticas Programadas, vai muito além do plantio, cultivo e colheita. Também incentiva uma alimentação saudável, o combate ao desperdício de alimentos, o cuidado com o meio ambiente e agrega valores em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.
A ETE FMC desenvolve diversas ações de sustentabilidade como o desuso de copos descartáveis, a conscientização do uso do papel, campanha para arrecadação de garrafas pets e papelão e da captação da água da chuva.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.