09/09/2016
“Tecnologia vestível” é a tradução livre para wearable – dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário. Óculos, relógios, sapatos, pulseiras e camisetas são alguns exemplos de como este tipo de tecnologia pode ser agregada a diferentes acessórios – seja para coleta de dados, comunicação ou mesmo entretenimento.
A Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC – PROJETE 2016 – conta com inovação e criatividade em dispositivos wearable como a Camisa com monitor cardíaco e pedômetro, que vem com sensores que captam os movimentos e batimentos cardíacos, convertendo os dados para um aplicativo, através de comunicação Bluetooth.
“Já existem alguns aplicativos e, até relógios, que fazem esse tipo de monitoramento esportivo. Porém, não se joga futebol com o celular no bolso, nem com relógio, por exemplo. O nosso diferencial é integrar esse dispositivo ao uniforme do atleta”, explica o aluno Túlio Costa e Souza, um dos desenvolvedores do projeto.
Voltado para área da saúde, o projeto Heart Health traz um eletrocardiograma portátil, com aplicativo para smartphones. “Nosso projeto é um medidor cardíaco que afere os batimentos do paciente e, através de Wi-Fi, envia os dados para um site, no qual o médico poderá acessar essas informações em tempo real”, explica a aluna Pamela de Azevedo Vilela, do curso técnico noturno.
A PROJETE chega na 36ª edição e será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no campus da ETE FMC. Serão expostos aproximadamente 150 projetos tecnológicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.