09/10/2018
A Semana da Eletrônica, que aconteceu de 02 a 07 de outubro, objetiva promover a ciência, tecnologia e inovação. Durante este período, a extensa programação destinada aos alunos incluiu minicursos, capacitações e palestras, além da tradicional exposição da Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC (PROJETE) e a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia (FECETE).
As atividades da semana tiveram início com a apresentação de sessões técnicas, na segunda-feira (01). Terça-feira (02), aconteceu a palestra “Desafios da Energia Solar no Brasil” e as Rodas de Conversas com o Curso Técnico Noturno. “Drones: atualidades e perspectivas de usos e regulamentação” foi o tema apresentado na quinta-feira (04). Sexta (05), os estudantes assistiram a palestra sobre “Fotônica”. Paralelo às atividades na ETE FMC, durante toda semana, os alunos participaram de diversas capacitações no INATEL.
A Semana da Eletrônica é o auge do ano letivo e toda a comunidade educativa se vê envolvida nesta atividade. As feiras PROJETE e FECETE são de enorme visibilidade e muita importância para os alunos, sendo visitadas por, aproximadamente, cinco mil pessoas, entre instituições de incentivo à ciência e tecnologia, de pesquisa e educação, empresários, representantes do poder público, professores, familiares de alunos, estudantes de diversas regiões do estado, e comunidade em geral.
Na edição de 2018, PROJETE e FECETE tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), Associação de Antigos Alunos (ASIA ETE FMC), CEDEN – Centro de Desenvolvimento de Negócios da ETE FMC, Citrox, Clear CFTV, Pixel TI, Sanders, Ativa Soluções, Vis Technology, Compotec, Neomera, Intelbras, Vivavox, ID Subsea, FAI e INATEL.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.