10/05/2021
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” tem como uns dos objetivos reduzir as desigualdades sociais através de um ensino de qualidade acessível a todos. A instituição oferece, anualmente, centenas de bolsas de estudos para famílias que comprovem vulnerabilidade socioeconômica, a partir de avaliação criteriosa do Departamento de Serviço Social.
Além das bolsas de estudos, o Programa de Apoio ao Aluno Bolsista, oferece, em alguns casos, uniforme escolar, material didático, transporte e até mesmo auxílio para uma alimentação adequada, com o objetivo de garantir a permanência do estudante. Neste ano, o programa foi ampliado e a ETE FMC adquiriu também materiais didáticos de laboratório, utilizados nas aulas práticas dos cursos técnicos que beneficiarão mais de 40 estudantes bolsistas.
A Assistente Social, Jessica Adriele Pereira, explica que para garantir a continuação do aluno na Escola, a ETE FMC implantou o Programa de Apoio ao Aluno Bolsista “Esse programa tem o objetivo de contribuir para a permanência, acompanhamento e aprimoramento educacional do educando através do fornecimento de alimentação adequada, uniforme escolar, materiais didáticos como apostilas e ferramentas técnicas para realização das aulas práticas de laboratório”.
Essa distribuição de materiais para aulas técnicas é realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Rita do Sapucai - CMDCA, com recurso obtido através do Fundo para a Infância e Adolescência - FIA, que é um instrumento que permite o direcionamento de parte do imposto de renda para projetos que atendam a Crianças e Adolescentes. De acordo com a Supervisora de Desenvolvimento Institucional, Fabiana Rodrigues de Lima “As destinações podem ser feitas de forma de simples e segura diretamente pela Declaração de Imposto de Renda. Para quem deseja contribuir ainda neste ano, o prazo para fazer a declaração de imposto de renda foi prorrogado até o dia 31 de maio.
A ETE FMC é referência nacional no ensino técnico aprovado pelo mercado de trabalho que, junto a formação integral, busca formar cidadãos conscientes, compassivos, comprometidos, competentes e criativos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.