10/07/2018
Nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Susana de Andrade propôs aos alunos do 1º ano que criassem vídeos para complementar os estudos dos movimentos literários.
Reunidos em grupos, durante as aulas, os estudantes produziram seus personagens em massinha de modelar, seguindo um roteiro que foi divido entre eles. Em seguida, fizeram uma sequência de fotos com seus próprios celulares e alguns também contribuíram com a narração do vídeo gravando suas vozes.
As turmas 11 e 12 trabalharam o Humanismo, enquanto as turmas 13 e 14 exploraram o Trovadorismo. Segunda a professora Susana, o objetivo da atividade é facilitar o processo de aprendizagem: “Os alunos podem utilizar um vídeo feito por eles mesmos para estudar”.
Os vídeos foram criados através da técnica stop motion, que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o movimento. As imagens são tiradas de um mesmo ponto, com uma leve mudança de lugar, o que faz o efeito de movimento.
Confira os vídeos criados pelos alunos:
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.